Aumento no uso de Herbicidas: Resistência Força Mudança de Manejo

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

O uso de herbicidas no Brasil subiu 128% entre 2010 e 2020. Aumento muito superior à expansão da área cultivada no país, que foi de 24% no mesmo período.

consumo de herbicidas em alta

A principal causa do aumento é a perda de eficácia do glifosato. A resistência força o agricultor a usar múltiplas moléculas, elevando o volume total de defensivos.

Resistência ao Glifosato

A necessidade de complementar o glifosato com outros produtos ou fazer aplicações sequenciais encarece o manejo, exigindo maior conhecimento técnico e elevando a carga química no ambiente.

Manejo mais  Caro e Complexo

Os herbicidas representam 58% dos defensivos no Brasil, consolidando-se como o principal produto químico. A média global de vendas desse defensivo é 52%.

Dependência  Acima da Média

A baixa oferta de bioherbicidas e métodos físicos, como tecnologias a laser ou descargas elétricas, agrava o cenário e reforça a dependência do controle químico.

Alternativas em Falta

A Embrapa defende a transição para o Manejo Integrado de Plantas Daninhas, combinando o uso racional de químicos com métodos biológicos e físicos.

Solução: Manejo Integrado

A sustentabilidade do agro depende do investimento em pesquisa, bioherbicidas, nanoformulações e ferramentas como pulverizadores com sensores de detecção.

Incentivo à Inovação

Compartilhe

Seta rabiscada

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp