Nova tecnologia converte resíduos de hortifrúti em energia limpa

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

O Brasil perde cerca de 42% dos alimentos produzidos. Na Ceasa-CE, 17 a 25 toneladas de hortifrúti, impróprios para consumo, viravam lixo todo mês, gerando altos custos de descarte.

O Desafio do Desperdício

Embrapa e UFC criaram o Sistema Integrado de Reatores Anaeróbios, uma tecnologia para converter esses resíduos orgânicos em energia limpa, promovendo a economia circular no agro.

Inovação Sustentável

O sistema divide os resíduos em frações líquida e sólida por meio de pré-tratamento. Cada parte é enviada a um reator especializado para otimizar a produção de biogás.

Fluxo Duplo de Resíduos

O biogás gerado pode cobrir 100% da demanda elétrica da Ceasa-CE nos horários de pico. Isso representa uma economia de 20% na conta de energia da central.

Energia para a Ceasa

O biogás excedente pode ser purificado e comercializado como biometano, gerando uma nova fonte de renda para a central de abastecimento, focando na longevidade do negócio.

Biometano e Renda

A fração sólida dos resíduos é encaminhada para compostagem. O processo resulta em fertilizante orgânico de alta qualidade para uso ou comercialização.

Do Lixo ao Fertilizante

O modelo, inicialmente focado no Ceará, tem potencial de replicação em todas as 57 centrais de abastecimento brasileiras, multiplicando o avanço e a sustentabilidade do agro.

Impacto Nacional

Compartilhe

Seta rabiscada

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp