🪵 Alta Demanda de Madeira Ajuda a Reduzir Emissões do Agro
Entenda a Razão que faz do Aumento na Demanda de Madeira Ajuda a Reduzir Emissões do Agro e Favorece a Sustentabilidade.
Aumento na Demanda de Produtos Madeireiros é Boa Notícia para a Sustentabilidade.
A demanda aquecida por produtos madeireiros acompanha uma tendência de queda na extração de áreas nativas. Ao mesmo tempo que as florestas plantadas apresentam um aumento de 15,5% no valor da produção.
Mas como a demanda por madeira é boa para a sustentabilidade?
Apesar de os produtos madeireiros dependerem do corte das árvores, o que retira biomassa do meio ambiente, a extração segue a tendência de buscar os produtos em florestas cultivadas. Ou seja, as florestas nativas são preservadas e a madeira extraída será replantada, pois é proveniente de uma atividade de ciclo produtivo do agronegócio, que é a Silvicultura.
Porém, a maior vantagem está no incentivo que a demanda aquecida oferece. Já que a silvicultura pode fazer parte dos sistemas integrados de produção ILPF. Que combinam lavoura, pecuária e floresta dentro da mesma propriedade.
Manejo Diferenciado envolve Madeira, Lavoura e Pecuária
Este manejo, aperfeiçoado pela Embrapa, é um dos grandes trunfos do agronegócio brasileiro para redução de emissões. Os impactos financeiros da silvicultura, com demanda aquecida, pode incentivar os produtores a adotarem os sistemas integrados em suas propriedades.
Principais Impactos da Demanda por Madeira no Agronegócio
Além de oferecer produtividade, bem-estar aos animais e reduzir emissões, o sistema ILPF pode contribuir para redução de riscos e melhora na saúde financeira dos produtores. Que podem buscar rentabilizar também com os créditos de carbono gerados.
Mais Recentes em “ILPF“
Pesquisadores Desenvolvem Algoritmo para o Monitoramento de Sistemas Integrados Lavoura-Pecuária
O uso de Inteligência Artificial no Monitoramento dos Sistemas Integrados Lavoura-Pecuária deve Trazer Impactos Altamente Positivos na Agropecuária, da Produção à Reputação do Setor….
Benefícios da Rotação de Culturas: Mais Lucro e Sustentabilidade.
A Rotação de Culturas tem sido ponto de inflexão na produtividade do agronegócio brasileiro. Mas o manejo vai além das questões de rentabilidade e ajuda…
Estratégia para Recuperar Pastagens Degradadas
Descubra como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é a chave para recuperar pastagens degradadas, aumentar a produtividade e reduzir os impactos ambientais. Conheça os benefícios econômicos…
🥩 Bem-Estar Animal Aumenta Produtividade
Estudo da Embrapa Comprova Maior Rendimento em Sistemas que Valorizam o Bem-estar Animal e coloca a Pecuária Brasileira na Liderança do Manejo Sustentável….
🌳 Potencial de Florestas Plantadas é Revelado
Estudo Revela Potencial de Florestas Plantadas com alto potencial de Armazenamento de Carbono. Mas os Impactos vão muito além. Entenda!…
A demanda e produção madeireira, proveniente da silvicultura, ainda deve aquecer o mercado de inovação. Que pode desenvolver plantas mais eficazes no uso de recursos hídricos e resistentes a pragas, reduzindo os impactos ambientais.
As receitas geradas pelas florestas plantadas também são um ativo importante na recuperação ou reforma de pastagens degradadas. O custo elevado da operação pode ser compensado com mais fontes de receitas, além da lavoura consorciada à pecuária.
A Sustentabilidade no agronegócio tem muito a ganhar com a atratividade da silvicultura.