Brasil Bate Recorde de Importação de Fertilizantes e Prioriza Insumos Menos Concentrados
Entre janeiro e setembro de 2025, o volume importado de fertilizantes pelo Brasil superou em 7 por cento o registrado no mesmo período de 2024.

O cenário de reconfiguração do mercado e a busca por custos mais competitivos impulsionaram o Brasil a um patamar recorde de importação de fertilizantes, segundo o Relatório de Insumos Agropecuários CNA/Senar de outubro de 2025. O produtor rural tem direcionado a atenção para insumos com menor concentração de nutrientes, mas que oferecem uma relação custo-benefício mais vantajosa, a exemplo do Sulfato de Amônio (SAM).
Recorde Histórico na Importação e Projeções
Entre janeiro e setembro de 2025, o volume importado de fertilizantes pelo Brasil superou em 7 por cento o registrado no mesmo período de 2024.
- A expectativa é que o país finalize o ano de 2025 com o maior volume de fertilizantes já comprado em sua história.
- Este aumento nas aquisições foi impulsionado, principalmente, pela elevação das compras de produtos com menor concentração de nutrientes.
A Ascensão dos Insumos Menos Concentrados
O encarecimento geral dos fertilizantes levou produtores a migrarem parte das adubações para fontes alternativas. A lógica por trás dessa mudança é a análise do custo por quilograma de nutriente efetivo.
Nitrogenados: A Preferência pelo SAM
O Sulfato de Amônio (SAM), que historicamente aparecia ocasionalmente nas operações de adubação, passou a ser utilizado com mais frequência em 2025 do que a Ureia, a protagonista de anos anteriores.
- Custo-benefício: Ao se comparar o custo por quilograma de Nitrogênio (N), o SAM, mesmo tendo um teor menor, oferece um “custo de N efetivo” mais competitivo para o produtor.
- Impacto no mercado: Essa mudança de perfil no consumo resultou em menor liquidez para a Ureia em diversos momentos do ano, enquanto a demanda por SAM cresceu.
- Importação de Nitrogenados: A busca por nitrogenados, especialmente o SAM, tem aumentado nos últimos meses.
Fosfatados: Substituição do MAP
Entre os fosfatados, o Super Fosfato Triplo (TSP) e o Super Fosfato Simples (SSP) têm sido os substitutos escolhidos para o MAP (Fosfato Monoamônico).
- Critério de Escolha: A decisão baseia-se no custo por quilograma de P2O5.
- Destaque: O TSP é o insumo que se sobressai por sua maior competitividade entre as alternativas.
- Dinâmica Recente: A importação de fosfatados, contudo, registrou queda no último mês.
Comportamento de Compra do Produtor
Apesar da tendência de compras antecipadas para o milho segunda safra, a busca por eficiência e o acompanhamento de custos são constantes.
- A melhora nas relações de troca tem criado condições de compra mais vantajosas, mesmo para aqueles que deixaram as negociações para a fase final.
- Para o produtor, o monitoramento constante do mercado e o aproveitamento de janelas de preço e frete favoráveis, combinados com a adoção de boas práticas no campo, são essenciais para a continuidade e saúde financeira do negócio.
Notícias Recentes
Mais Informação, menos machetes.
Receba novidades e informações do agro diretamente em seu celular, através de nosso canal exclusivo de WhatsApp.

Referências:
NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.
