🇧🇷 Brasil Desenvolve Cultivares de Trigo Sustentável

Novas Cultivares de Trigo a Embrapa Devem Aumentar a Produção e Rentabilidade ao Produtor. Isso deve se refletir no preços ao Consumidor.

Imagem: Embrapa

Novas Cultivares de Trigo da Embrapa Devem Alavancar Rentabilidade e Produtividade do Setor

Projeto da Embrapa Trigo busca preencher uma lacuna de produtividade, já que o Brasil não produz todo o trigo que consome. O estudo desenvolve cultivares que melhoram o manejo pela resistência ao conjunto de estresses bióticos e abióticos, baixa estatura de planta e resistência ao acamamento.

Esse conjunto de características desejáveis ajudará a incorporar a sustentabilidade ao cultivo, reduzindo perdas e custos. O consumidor deve ser beneficiado tanto com a escala da produção e redução de custos, quanto com as “cultivares especiais” – voltadas ao mercado de produtos saudáveis.

O país deve ser beneficiado pela redução de importação, o que auxilia no equilíbrio da balança comercial, mas também pela melhora nos preços que estimula o mercado interno. Outra característica importante, que terá reflexos na sustentabilidade do agro, é a capacidade do cultivo do trigo em sequestrar carbono.

Principais características das cultivares de trigo sustentável e seus efeitos práticos:

🌱 Cultivares resistentes à giberela e germinação pré-colheita na região Sul-Brasileira e Centro-Sul-Brasileira contribuirão para o incremento no rendimento médio de grãos das lavouras e na preservação da qualidade tecnológica intrínseca das variedades.

🌱 Cultivares resistentes à brusone e tolerantes ao calor/seca serão vetores do avanço do cultivo do trigo no Cerrado brasileiro em regime de sequeiro, reduzindo o custo logístico dos moinhos e do consumidor final.

🌱 Cultivares de trigos “especiais” atenderão o mercado de ração animal, de etanol amiláceo, de massas frescas e de produtos mais saudáveis, alinhados às novas tendências de consumo.


Referências

Embrapa

Posts Similares