🐝 Consórcio de Abelha com Citricultura Impulsiona Fazendas Sustentáveis

Entenda a Razão pela qual Apicultura com Citricultura na Mesma Propriedade trazem Benefícios do Fluxo de Caixa à Preservação Ambiental.

Imagem: Istockphoto

Apicultura com Citricultura na Mesma Propriedade trazem Benefícios do Fluxo de Caixa à Preservação Ambiental.

A apicultura e a citricultura são culturas complementares e fazem parte de um agronegócio mais sustentável e próspero. A união dos agentes polinizadores com as flores, dentro de um mesmo ambiente, pode proporcionar, entre outros benefícios:

Maior Rentabilidade ao Capital

Em propriedades de culturas perenes (como as laranjeiras) a terra fica ocupada pelos pomares. Eles são o ativo da propriedade e devem ser mantidos durante seu ciclo produtivo, que pode ser de 20 anos.

A terra, por sua vez, é considerada capital para o agronegócio. Portanto, ocupar o mesmo espaço dos pomares com outra cultura, sem prejudicá-los, é usar o mesmo capital para dois processos produtivos, aumentando a sua rentabilidade.

Mais Produtos no Portfólio

O aumento das receitas é apenas um dos efeitos das culturas consorciadas. No entanto ainda existe o efeito da redução de riscos de negócio. Já que as fontes de receita são ampliadas, evitando que a empresa tenha oferta única.

Isso ajuda a proteger o produtor de uma oscilação de preços negativa. Além disso, a redução de riscos também impacta na redução de custos e pressão sobre o fluxo de caixa.

Mais Critério no Controle de Pragas

Com a cultura consorciada o produtor deve avaliar a metodologia que utiliza para controle de pragas no pomar. De maneira a garantir a saúde das plantas, qualidade dos frutos e também a sanidade das abelhas. Evitando perdas na população do polinizador, o que seria altamente prejudicial à produtividade dos pomares.

Preservação Ambiental

A valorização das áreas a serem preservadas é um dos efeitos desejados da cultura consorciada. Já que as abelhas da propriedade tomam conta dos pomares, enquanto as áreas de mata garantem alimento e abrigo suficientes para reduzir o risco de invasão de outras espécies.

Estes são apenas alguns benefícios esperados de culturas consorciadas que, a exemplo dos Sistemas de Produção Integrados (ILP e ILPF), apontam para a direção de um agronegócio mais sustentável. Onde a preservação ambiental e a redução de emissões, se encaixam no ciclo produtivo.

Seja reduzindo riscos ou rentabilizando o capital, novas tecnologias e manejos mais eficientes são práticas sustentáveis que seguem avançando no agronegócio brasileiro.


Referências

Ihara defensivos Agrícolas

Posts Similares