Indicadores Pecuários: Produção de Leite Cresceu Apenas 1%, em Uma Década. Produção de Ovos se Destacou.
Ao longo de uma década, a Produção Pecuária Brasileira Registrou Crescimento na Produção de Ovos, Leite e nos Rebanhos Bovino, Suíno e Galináceos.
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
O crescimento dos indicadores pecuários ao longo da última década, entre 2014 e 2023, demonstrou um aumento substancial da produção de ovos, acompanhada do aumento do rebanho de galináceos. No entanto, trouxe dados preocupantes sobre a cadeia produtiva do leite.
O Brasil é um dos principais produtores de proteína animal do mundo:
- Carne Bovina: segundo maior com 18% da produção mundial;
- Carne Suína: quarto maior com 4% da produção mundial;
- Frango: segundo maior com 14% da produção mundial;
- Leite: sexto maior com 4% da produção mundial;
Dados: USDA, 2024.
Crescimento dos Indicadores Pecuários
A produção de ovo no Brasil foi o setor pecuário que mais se destacou. Saiu de 3,73 bilhões de dúzias em 2014 para 5 bilhões de dúzias produzidas em 2023. Um crescimento de 34% ao longo de uma década, reforçado pelo aumento de 3% entre 2022 e 2023.
Rebanho Galináceo
O rebanho Galináceo também foi destaque do setor pecuário com um crescimento de 19% ao longo de 10 anos, saindo de 1,32 bilhão de cabeças para 1,58 bilhão de cabeças. O crescimento da produção de ovos, em relação ao rebanho galináceo, indica um aumento de produtividade do setor.
Rebanho Suíno
O rebanho suíno registrou um crescimento de 13% entre 2014 (38 milhões de cabeças) e 2023 (43 milhões de cabeças). No entanto, a suinocultura registrou uma queda de 3%, comparando o ano de 2022 e 2023.
Rebanho Bovino
A bovinocultura viu seu rebanho aumentar 12% ao longo de uma década. Em 2014 eram 212 milhões de cabeças, em 2023 foram 239 milhões de cabeças. Entre 2022 e 2023 o rebanho ainda cresceu 2%.
Leia Também: Maiores Produtores de Carne Bovina
Pecuária Leiteira
A produção de leite no Brasil obteve o resultado mais preocupante, em relação aos setores pecuários já citados. Enquanto o rebanho bovino cresceu 12%, a produção de leite aumentou apenas 1%, ao longo de uma década.
Leia Também: Maior Produtor de Leite do Brasil e do Mundo
Em 2014 o Brasil produziu 35,13 milhões de litros de leite, enquanto em 2023 foram produzidos 35,38 milhões de leite, um crescimento de apenas 1%. Sendo que de 2022 para 2023 houve um incremento de 2% na produção leiteira.
Os dados indicam uma queda de atratividade da pecuária leiteira, ao longo dos anos. Seja por conta das margens baixas ou concorrência com países vizinhos, que enviam leite em pó para o Brasil, há preocupação pela sinergia que o ciclo de baixa no leite guarda com os preços da carne.
Leia Também: Margem Líquida da Pecuária Leiteira: o Desafio de Aumentar a Produção com os Recursos Disponíveis na Propriedade
Quando há queda de atratividade no leite, a tendência é que os produtores enviem parte de seu rebanho leiteiro para o abate, o que interfere nos preços da carne (pelo aumento de oferta no mercado), em um cenário de altos custos e riscos da bovinocultura de corte.
Leia Também: Pecuaristas Vulneráveis à Queda de Preços
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.