🥩 O Ciclo da Pecuária Será Mais Curto e Sustentável
Entenda os Efeitos positivos da comunhão entre melhoramento genético, precocidade e a sustentabilidade integrada ao ciclo produtivo.

Entenda os Efeitos Positivos do melhoramento genético, precocidade e sustentabilidade integrada ao ciclo produtivo.
Os efeitos esperados do melhoramento genético do rebanho, aliados a tecnologias de manejo, devem tornar a produção de proteína bovina mais eficiente. O que ajuda a sustentabilidade e a reputação da pecuária, um dos setores do agro mais cobrados do ponto de vista dos impactos ambientais.
Precocidade e Melhoramento Genético na Pecuária
Recentemente, a Semadesc (MS), Embrapa Gado de Corte, o Sebrae-MS, a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce (ASPNP) e a ABPO – Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável, assinaram um termo para o fomento do uso de biotécnicas reprodutivas.
A iniciativa deve disponibilizar material genético superior para grandes, médios e pequenos produtores, no Estado de Mato Grosso do Sul. A ação deve melhorar a qualidade do rebanho ao longo do tempo. Trazendo o efeito desejado da precocidade, com impactos importantes no ciclo produtivo.
Entenda os Efeitos da Precocidade na Pecuária 👇
Os investimentos em melhoramento genético com vistas à precocidade, devem reduzir o tempo de do ciclo produtivo da pecuária. O que deve trazer maior lucratividade ao produtor. Já que o ciclo mais curto ajuda a reduzir riscos, consequentemente, auxilia a redução de custos.
Além disso, melhora o fluxo de caixa das propriedades, pois permite aumento da oferta enquanto diminui o prazo de abate.
Manejo dos Animais Melhorados
O manejo correto deve complementar as melhorias genéticas. Fazendo com que as características desejadas se manifestem. De maneira que os animais reproduzam seu comportamento natural e desenvolvam com máxima eficiência seu potencial de ossatura, musculatura e deposição de gordura.
Redução de Emissões e Melhorias Genéticas
O maior gargalo de reputação da pecuária brasileira é com relação às emissões de Gases do Efeito Estufa. No entanto, a tecnologia dos Sistemas Integrados de Produção (ILP e ILPF) já produzem efeitos no sentido contrário.
Além de permitir bem-estar animal e maior área de sombreamento, o manejo integrado pode ajudar a conservar água no solo e permite a implementação de melhorias genéticas nas plantas, lavoura e no gado, buscando eficiência e a contribuição de cada uma das culturas no balanço de carbono.
Entenda o Impacto do Produtor na Sustentabilidade 👇
O melhoramento genético do rebanho encurtando ciclos, melhorando a eficiência dos animais e aumentando a rentabilidade da atividade, ajuda a compor um novo ambiente do agro, onde a sustentabilidade está integrada ao ciclo produtivo.