Portos do Arco Norte Ganham Protagonismo no Escoamento da Produção Agrícola Brasileira.
O agro deve ganhar em competitividade com os portos do Arco Norte, desde que a logística interna para captação dos exportados e distribuição dos importados esteja à altura do desafio.
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Uma rede de transporte de cargas eficiente é demanda urgente para o Brasil. O crescimento do agronegócio, a partir do interior do país, exige cada vez mais das ferrovias, hidrovias e (principalmente) rodovias.
Mas o tráfego interno é apenas parte da equação da competitividade do setor agropecuário, já que todos os caminhos levam aos terminais portuários, que são as portas de saída de nossas mercadorias e entrada de insumos.
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Por isso o posicionamento dos portos é fundamental para a competitividade do agro brasileiro, muito além das características técnicas. Pois as principais rotas de navegação comercial ficam no hemisfério Norte. O que coloca os portos mais ao sul do Brasil em posição de desvantagem quanto ao custo do frete.
Portos do Arco Norte Ganham Protagonismo
No entanto, essa situação pode estar sendo reequilibrada com o avanço do escoamento da produção pelo Arco Norte. O que pode gerar um adicional de competitividade ao setor agropecuário brasileiro, dependendo do custo de levar a produção até os terminais portuários.
O posicionamento dos portos na parte de cima do mapa coloca o Brasil mais próximo das principais rotas comerciais de navegação, facilitando a negociação com os operadores, que se beneficiam de menor custo e tempo para retirar as cargas no Brasil, aproveitando as rotas mais utilizadas.
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O “Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)”, divulgado dia 22 de novembro de 2024, estima que a safra 2024/25 deve colher 322,53 milhões de toneladas de grãos, cerca de 8,2% a mais que a safra anterior.
Boletim Conab Destaca Importância dos Portos do Arco Norte
As condições climáticas favoráveis permitiram o avanço das semeaduras de soja e milho (estrelas do agronegócio Brasil), cuja produção deve demandar o setor logístico nacional para o escoamento eficiente.
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Neste aspecto, o boletim CONAB destacou a importância do Arco Norte na composição logística do setor agropecuário. Para termos ideia do impacto da via logística do Norte, em outubro de 2024 seus portos responderam por 35,1% das exportações de grãos, acima dos 33,9% registrados no mesmo período de 2023.
Posicionamento Estratégico e Logística de Mão Dupla
O crescimento da rota portuária do Arco Norte demonstra o potencial de competitividade que pode adicionar ao agronegócio brasileiro, não somente pela redução do frete para a retirada dos grãos, mas também pela redução nos fretes da entrada de insumos agrícolas, como os fertilizantes, que responderam por um volume de 4,9 milhões de toneladas, em outubro de 2024.
Embora a rota do Norte seja uma grande alternativa, é necessário que a logística interna esteja bem alinhada aos objetivos do país no mercado internacional. Para que a distribuição dos insumos que chegam pelo Arco Norte não seja um problema.
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Já que o transporte de cargas ineficiente pode aumentar o custo de aquisição desses insumos altamente necessários que, a seu turno, impactarão nos custos de produção, encarecendo nossa safra e retirando a competitividade, quando dessa rota espera-se o contrário.
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