Projeções Para a Produção do Agronegócio Brasileiro nos Próximos 10 Anos.
As projeções do Ministério da Agricultura, com o apoio da Embrapa, estimam um bom crescimento da produção mas também da produtividade. Mas o destaque será o avanço do agro sobre as áreas de pastagens recuperadas.
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
As projeções do Ministério da Agricultura (MAPA) e Embrapa apontam para um crescimento de 27% no volume de produção do agronegócio brasileiro, que deve atingir 379 milhões de toneladas na safra 2033/34. Já a área plantada deve alcançar 92,2 milhões de hectares, que representam um aumento de 15,5%, em relação à área atual.
As projeções indicam um aumento substancial de produtividade, com volume de produção bem acima do aumento da área. Além disso, parte desse acréscimo de terra cultivada deve vir da recuperação de pastagens degradadas, o que deve gerar um adicional de reputação ao agro brasileiro, pela requalificação das áreas sem necessidade de supressão de mata.
Leia Também: Potencial da Recuperação de Pastagens Degradadas
O que será extremamente necessário para buscar mercados mais ricos e agregar valor à produção, para que a recuperação ou reforma das pastagens seja viável economicamente, devido aos altos custos envolvidos no processo para devolver a fertilidade àqueles solos.
Produção de Grãos
As projeções estimam um crescimento geral do setor de grãos em torno de 27%. Saindo das 298 milhões de toneladas colhidas em 2023/24 para 379 milhões de toneladas na safra 2033/34.
Produção de Frutas
A fruticultura, considerando apenas maçã, banana, mamão, melão e uva, deve sair de 13 milhões de toneladas (2023/24) para 15 milhões de toneladas, ou seja, um crescimento de 11,4%.
Leia Também: Qual a fruta mais produzida no Brasil?
Produção de Açúcar
A produção de açúcar deve alcançar um volume de 55 milhões de toneladas na safra 2033/34, que representam um crescimento de 20,8% em relação à safra 2023/24, quando foram produzidas 46 milhões de toneladas.
Leia Também: Maior Produtor de Açúcar do Mundo
Produção de Café
A safra brasileira de café 2033/34, somando as variedades arábica e canephora, deve chegar a 72 milhões de sacas de 60kg, um crescimento de 31,9% em relação à safra 2023/24, que totalizou 55 milhões de sacas, somando todas as variedades cultivadas.
Leia Também: Maiores Produtores de Café do Brasil e do Mundo
Produção de Carnes
A produção de carnes no Brasil tem uma projeção otimista para os próximos 10 anos. Considerando a produção de carne suína, bovina e avícola, o crescimento deve ser de 22,1%, saltando de 31 milhões de toneladas (2023/24) para 38 milhões de toneladas (2033/34).
Leia Também: Maiores Produtores de Carne Bovina
Commodities Agrícolas que mais Devem Crescer nos Próximos 10 Anos
- Sorgo: 41,6% de crescimento;
- Soja: 35,3% de crescimento;
- Milho 32,3% de crescimento;
- Café: 31,9% de crescimento;
- Trigo: 29,4% de crescimento;
- Arroz: 29% de crescimento;
- Carne (Aves): 28,4% de crescimento;
- Carne (Suína): 26,7% de crescimento;
- Celulose: 24,5% de crescimento;
Leia Também: Principais Produtos Agrícolas do Brasil
A produção de sorgo, soja e milho são as culturas que mais devem crescer nos próximos anos, segundo as estimativas do MAPA. A soja já é a commodity mais importante do Brasil, seguida pelo milho, mas o sorgo não está entre os 10 principais produtos agrícolas do país.
A cana-de-açúcar, commodity mais cultivada no Brasil com 783 milhões de toneladas colhidas em uma área de 10 milhões de hectares (IBGE, 2024), embora não esteja nas projeções, tem participação relevante no estudo pois é a matéria-prima para a produção de açúcar e etanol.
Leia Também: Maiores Produtores de Cana-de-Açúcar do Brasil
Já a ausência da citricultura entre as atividades de maior crescimento no agro pode preocupar. O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo, mas enfrenta dificuldades no combate ao greening, que tem exigido a renovação dos pomares.
Leia Também: A Importância de Combater o Greening
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.