Manejo inovador usa bactéria do semiárido para proteger lavouras da estiagem
Pesquisadores da Embrapa e Bioma desenvolvem inoculante que estimula o desenvolvimento vegetal e a produtividade sob estresse hídrico.

O novo bioinsumo, nomeado Hydratus, é um inoculante desenvolvido a partir de uma linhagem específica da bactéria Bacillus subtilis, isolada de amostras de solo na região da Caatinga, no Ceará.
Sua formulação inovadora foi criada para atuar como um protetor das plantas em cenários de escassez hídrica e, ao mesmo tempo, estimular o crescimento vegetal.
A tecnologia já recebeu registro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para uso na cultura da soja e vem sendo testada para aplicação em outras lavouras.
Mais eficácia no uso da água
O desenvolvimento da solução responde diretamente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, que geram flutuações na temperatura e intensificam a incidência de secas e irregularidades nas chuvas.
Para o produtor rural, o Hydratus ajuda mitigar o risco climático quando aumenta a eficácia do uso da água, garantindo a continuidade da atividade econômica ao preservar o potencial produtivo das lavouras, mesmo em condições ambientais desfavoráveis.
Parceria em Pesquisa e Desenvolvimento
O produto é fruto de um acordo de cooperação técnica e anos de pesquisa entre a Embrapa Milho e Sorgo e a empresa Bioma. A pesquisa, que começou em 2017, explorou a rica biodiversidade brasileira em busca de microrganismos adaptados à seca. A Bioma conduziu testes de campo em larga escala e desenvolveu a formulação comercial ideal.
Mecanismo de Ação e Resultados
A eficácia do inoculante reside em sua capacidade de induzir a planta a desenvolver mecanismos de tolerância ao estresse. O microrganismo estimula o crescimento de raízes mais profundas, facilitando a nutrição e a busca por água no solo.
Veja como o estresse hídrico reduz a produtividade dos cafezais
Além disso, a bactéria produz exopolissacarídeos (EPS), que formam uma camada protetora, reduzindo a perda de água pelas plantas. Testes em áreas comerciais mostraram ganhos expressivos na produtividade:
- Incremento de até 7,7 sacas por hectare na produção de milho.
- Aumento de até 4,8 sacas por hectare em lavouras de soja.
- Promove o desenvolvimento de raízes mais robustas.
- Melhora o desempenho também em lavouras irrigadas.
O Brasil na Bioinovação Global
A tecnologia é um exemplo da bioinovação brasileira, utilizando recursos da biodiversidade nacional para resolver problemas do agronegócio de forma sustentável, alinhada com o Programa Nacional de Bioinsumos.
Bioinsumos podem ser um grande negócio
O Hydratus será inclusive apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), destacando o papel do Brasil em oferecer soluções de resiliência agrícola e garantia da segurança alimentar para o cenário mundial.
Notícias Recentes
Mais Informação, menos machetes.
Receba novidades e informações do agro diretamente em seu celular, através de nosso canal exclusivo de WhatsApp.

NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.
