Mudanças Climáticas Favorecem Pragas: Incidência Pode Reduzir em 13% a Produção Mundial de Trigo.
As alterações no clima com elevação da temperatura podem aumentar a incidência de pragas e prejudicar as lavouras pelo mundo. O fungo causador da brusone é um dos patógenos que podem ficar fora de controle.
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
Que o calor e umidade favorecem as pragas é uma premissa conhecida pelos produtores. Tanto que o Brasil é reconhecido por ter uma agricultura pujante no desafiador clima tropical. Um dos mais propícios ao surgimento de pragas.
Porém, mais desafiador ainda é a agricultura altamente produtiva, como a brasileira, conviver em um cenário de mudanças climáticas que desestabilizam temperaturas e regimes de precipitação, causando aumento de temperatura, mesmo nos períodos de frio e estiagem.
Leia Também: Mudanças Climáticas Elevam Incidência de Pragas
O que pode favorecer a sobrevivência de pragas resistentes à seca e baixas temperaturas que, num cenário de mudanças permanentes do clima, podem tornar-se uma ameaça constante às lavouras.
Doenças Fúngicas Avançam sobre as Lavouras
O estudo Production vulnerability to wheat blast disease under climate change (Vulnerabilidade da produção de trigo à brusone sob mudanças do clima) publicado na Nature Climate Change, alerta para o avanço da brusone, doença causada pelo fungo Pyricularia oryzae Triticum (Magnaporthe oryzae patótipo Triticum), cujo ataque pode comprometer até 100% do rendimento no trigo.
Leia Também: Quem é o Maior Produtor Mundial de Trigo?
Mudanças Climáticas Favorecem Pragas
Como outros fungos, o causador da brusone é favorecido por condições de temperatura e umidade elevados, típicos do clima brasileiro. No entanto, o pesquisador da Embrapa Trigo (RS), José Maurício Fernandes, chama a atenção para o avanço da doença em clima frio ou com baixa umidade.
“Num cenário de mudanças climáticas globais, com aumento de temperaturas e variação do regime de chuvas, o fungo vai encontrar novos ambientes para se instalar”.
José Maurício Fernandes, pesquisador da Embrapa Trigo (RS).
Vale destacar que a possibilidade de contaminação da lavoura pode ser de diversas formas como: esporos do fungo podem ser levados pelo vento de uma cultura a outra, sementes contaminadas, maquinário agrícola etc.
Fato que chama a atenção dos agricultores pelo potencial destruidor, no caso do trigo pode reduzir em até 13% a produção mundial. Sem contar o risco que o avanço da praga oferece a outras lavouras de cereais, como o arroz, também afetado pela brusone.
Veja Também: Maiores Produtores de Arroz do Brasil e do Mundo
Gestão de Risco Fitossanitário
A pesquisa trouxe outro dado assustador, a possibilidade da doença chegar a qualquer continente, exceto a Antártida. O que dá a dimensão da necessidade de reforçar as medidas sanitárias para garantir barreiras eficazes, bem como o desenvolvimento de plantas resistentes.
Os riscos também aumentam a pressão pela adoção de manejos cada vez mais amigáveis ao meio ambiente. Cenário em que o Brasil tem grande vantagem, já que empresas como a Embrapa, reconhecida mundialmente, tem avançado na pesquisa agropecuária em busca de inovações que favoreçam o aspecto econômico, social e ambiental da produção agrícola.
Manejo Sustentável da Agricultura Brasileira
O manejo da agricultura brasileira é um dos mais avançados do mundo, especialmente na integração da sustentabilidade ao processo produtivo. Nossos sistemas de produção integrados são altamente eficazes em reduzir emissões e gerar maior produtividade e rentabilidade aos produtores.
Leia Também: Performance dos Sistemas Integrados: Agro Brasileiro é Referência
O Sistema de Plantio Direto também é amplamente conhecido no agro brasileiro, especialmente na sucessão de culturas, como forma mitigadora de impactos ambientais, manutenção da fertilidade e umidade do solo e como grande redutor de utilização de defensivos agrícolas, assim como o vazio sanitário.
Veja também: Sistema de Plantio Direto Aumenta Resiliência das Lavouras Diante de Mudanças Climáticas, Aponta Estudo.
Além disso, nossos Sistemas de Irrigação Inteligentes, com sensores que medem a umidade do solo e utilizam a inteligência artificial para entregar apenas a quantidade suficiente de água em cada etapa do desenvolvimento das plantas, geram economia e usam racionalmente os recursos naturais.
Leia Também: Sensores que Detectam Umidade no Solo: Irrigação Mais Eficiente e Lavouras mais Produtivas e Rentáveis.
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.