🌳 O Caminho é Integrar Sustentabilidade ao Processo Produtivo
Pesquisa Demonstrou a Importância de Integrar a Sustentabilidade ao Processo Produtivo, para Alcançar o Desenvolvimento Sustentável.

Pesquisa Demonstrou a Importância de Integrar a Sustentabilidade ao Processo Produtivo, para Alcançar o Desenvolvimento Sustentável.
O estudo, realizado pela Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Amapá e Embrapa Roraima, fez parte do livro “Castanha-da-amazônia: estudos sobre a espécie e sua cadeia de valor: aspectos sociais, econômicos e organizacionais.”
Os resultados demonstraram que o trabalhador extrativista, ao ser recompensado por utilizar práticas conservacionistas e melhoria dos serviços ambientais, passa a adotar a um manejo florestal sustentável e uso responsável dos recursos naturais.
Apesar de pegar um recorte da produção castanheira, o estudo mostra que quando há compensação às boas práticas, o produtor sente-se motivado a adotar um manejo produtivo em harmonia com o meio ambiente.
Práticas Sustentáveis de Produção e Preservação
As práticas sustentáveis e as compensações podem ser adaptadas a cada realidade (bioma, cultura, tamanho da propriedade etc). No caso da Castanha, os cientistas analisaram os pagamentos por serviços ambientais (PSA) e o pagamento por redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal (REDD+) na Amazônia.
Além disso, o potencial de geração de valor da cultura também foi considerado. Já que, embora as castanheiras representem apenas 3% dos indivíduos na área de um castanhal na Amazônia Setentrional, elas contribuem com 40% da biomassa viva acima do solo e podem armazenar carbono por mais de 300 anos.
Seja por meio da compensação direta ou da integração das práticas conservacionistas na cadeia de geração de valor, é imprescindível reconhecer no produtor rural o grande operador da sustentabilidade e um aliado do meio ambiente.