Pesquisadores Desenvolvem Algoritmo para o Monitoramento de Sistemas Integrados Lavoura-Pecuária
O uso de Inteligência Artificial no Monitoramento dos Sistemas Integrados Lavoura-Pecuária deve Trazer Impactos Altamente Positivos na Agropecuária, da Produção à Reputação do Setor.
A Inteligência Artificial nos Sistemas Integrados de Produção Lavoura-Pecuária é a Nova Ferramenta do Agro Brasileiro.
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
Um recente trabalho, desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital e Unicamp, criou uma metodologia para treinar algoritmos no reconhecimento e monitoramento de terras que integram lavoura e pecuária.
Sistemas Integrados de Produção
Os sistemas integrados têm sido amplamente estudados pela Embrapa desde os anos 80. Essa tecnologia de manejo traz inúmeros benefícios ao sistema produtivo rural, bem como preenche todos os pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) com impactos positivos em todas as áreas.
“O objetivo principal do projeto, fruto de uma colaboração internacional para abordar questões relacionadas à agricultura sustentável, foi promover a integração de dados de sensoriamento com imagens da superfície terrestre obtidas a distância utilizando técnicas de inteligência artificial, agricultura de precisão e modelos biogeoquímicos para entender e criar modelos da dinâmica desse tipo de sistema”. Inácio Thomaz Bueno, engenheiro florestal.
Uso da Inteligência Artificial nos Sistemas Integrados
O método utilizou algoritmos capazes de lidar com dados complexos, como imagens de satélite de alta resolução, extraindo padrões que facilitem a identificação e reconhecimento áreas onde os sistemas integrados são utilizados.
Participaram da pesquisa áreas de São Paulo e Mato Grosso, usando intervalos de dez e 15 dias, por meio de imagens do PlanetScope, uma constelação de satélites que permite o sensoriamento remoto através de imagens de altíssima resolução espacial (1 a 5 metros) em séries temporais.
Veja Também: Agricultura em São Paulo
Esse sistema capturou a evolução das áreas de integração produtiva ao longo do tempo e os dados foram utilizados para comparação entre os resultados apresentados pelos algoritmos, no que diz respeito a padrões de áreas associados aos sistemas ILP, sobre o mapeamento cujos resultados eram previamente conhecidos.
Acurácia do Sistema
A partir da comparação é possível realizar a calibração do sistema para sua acurácia em delinear objetos de imagem multitemporais, abrangendo parcelas de terra heterogêneas com variações entre pastagens, estradas secundárias, lagoas, áreas naturais, florestas ribeirinhas estreitas, manchas de árvores isoladas, áreas de lavouras etc.
“Também focamos na necessidade de aumentar o conhecimento sobre a ILP, já que existem muitas questões ainda em aberto e há uma carência em relação a métodos eficazes para monitorar a estratégia e explorar seu potencial, além da necessidade de identificar áreas de ILP alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] da ONU [Organização das Nações Unidas] relacionados à agricultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social.” Inácio Thomaz Bueno, engenheiro florestal.
Os algoritmos obtiveram resultados excelentes no mapeamento da série temporal do sistema integrado Lavoura-Pecuária e deve ter aplicação em diversas políticas agrícolas, direcionando os investimentos às regiões de acordo com a disponibilidade de recursos naturais e demanda de rentabilidade para a atividade agropecuária.
Impactos do consórcio Lavoura-Pecuária + IA na Agropecuária
A adoção dos Sistemas Integrados de produção terá papel fundamental na recuperação de pastagens degradadas. O monitoramento e reconhecimento dessas áreas pode auxiliar na expansão do modelo em companhia de programas de extensão rural que auxiliem os produtores a entender e implantar esse manejo que integra, acima de tudo, sustentabilidade ao processo produtivo.
“A identificação precisa de áreas de ILP permite uma gestão mais eficiente dos recursos agrícolas, na qual os agricultores podem otimizar a alocação de terras e melhorar a eficiência de uso. Além disso, a diversificação de atividades pode proporcionar uma fonte adicional de renda aos produtores”. Inácio Thomaz Bueno, engenheiro florestal.
O modelo de algoritmo também pode auxiliar no rastreamento da carne bovina, como uma redundância que garante segurança da informação que chega aos consumidores, bem como demonstrar aos produtores, ao longo do tempo, a dinâmica de sua propriedade para comparativo com dados econômicos em busca de decisões assertivas quanto ao consórcio e área destinada mais adequados.
A inteligência artificial em consórcio com sistemas integrados também deve ajudar a compreender o comportamento das lavouras durante inverno e verão, estiagens e excesso de chuvas, embasando decisões sobre programas de irrigação e intensificação da atividade agrícola, de acordo com a dinâmica climática e seus riscos.
Leia também: A Importância da Irrigação na Agricultura Brasileira
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.