🍃 Plataforma da Embrapa vai Revolucionar o Agro Brasileiro
Nova Plataforma vai Rastrear Emissões e Alavancar a Reputação do Agro com Dados e Métricas de Sustentabilidade.
Nova Plataforma vai Rastrear Emissões e Alavancar a Reputação do Agro com Dados e Métricas de Sustentabilidade.
Um dos grandes desafios do setor agropecuário no Brasil é construir valor reputacional ao redor das boas práticas sustentáveis já adotadas. Em tempos de leis ambientais mais rígidas e consumidores exigentes e preocupados com o custo social e ambiental, a reputação das cadeias produtivas precede a disposição dos produtos nas gôndolas.
Rastreabilidade de Emissões do Agronegócio
A iniciativa reúne mais de 50 especialistas da Embrapa, de diversas unidades, com a responsabilidade de criar uma plataforma com dados, funcionalidades e métricas sobre balanço de carbono adaptados aos sistemas agrícolas brasileiros. Preenchendo uma lacuna de informações na Sustentabilidade das cadeias produtivas do Agronegócio.
Dados Consistentes com Métricas Internacionais
Uma das grandes vantagens da plataforma será a apresentação de indicadores compatíveis com os princípios de Transparência, Precisão, Completude, Comparabilidade, Consistência (TACCC) adotados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e pelas Nações Unidas, como parte do desenvolvimento do Inventário nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa.
Análise de Desempenho e Comparação entre Períodos e Competidores
Através destes dados será possível a consulta sobre os índices de desempenho das atividades agrícolas brasileiras – do ponto de vista da sustentabilidade, emissões dos GEE etc – em relação à sua própria performance ao longo do tempo, mas também em comparação a outros grandes produtores do agronegócio mundial.
Geração de Valor Reputacional para o Agronegócio Brasileiro
Além disso, os dados comparativos servirão de métricas para o setor inovar e buscar performances cada vez mais eficientes em produtividade e descarbonização. Colocando a sustentabilidade como ativo nas decisões de compra e aumentando a competitividade do agronegócio brasileiro.