Biodiversidade do Solo é Trunfo no Controle de Pragas da Agricultura Sustentável
Siga o Agro Sustentarno Whatsapp
CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.
Pesquisadores da Esalq/USP encontraram uma nova especie de ácaro no solo da Caatinga. A descoberta está Presente nos Estados de Alagoas e Bahia.
O Estado da Bahia é relevante produtor de soja, algodão, milho, café e cacau. Enquanto o Estado de Alagoas se destaca em culturas como: cana-de-açúcar, mandioca, banana, laranja e coco-da-baía.
A descoberta do Lasioseius Biota é parte de um projeto maior da equipe de pesquisadores da Esalq/USP, que tem o objetivo de catalogar a maior variedade de ácaros presentes na biodiversidade dos solos pelo Brasil afora.
Essas pesquisas devem fornecer o máximo de dados a respeito dos ácaros de solo, para suas aplicações no controle biológico de pragas nas mais diversas culturas. A partir das especialidades de cada espécie de ácaro.
A nova espécie descoberta na caatinga pertence a um gênero conhecido por predar insetos e outros artrópodes. Característica que coloca como potencial aliado no controle de pragas através de inimigos naturais.
A experiência com outros ácaros do Lasioseius Biota no controle de pragas do semiárido deve auxiliar no plano de intensificação das lavouras da região, já que a espécie encontra-se adaptada ao clima e ambiente do bioma.
As descobertas são promissoras, mas precisam passar por uma validação, que compreende a sobrevivência ao ambiente de laboratório para que sejam estudadas as suas aplicações.
Além da aplicação esperada para o controle das pragas, o ácaro descoberto an caatinga ser comercializados para atuar na mesma função em outras regiões do país e do mundo.