Avaliação de Cafés Especiais: Método Acessível para Pequenos Produtores.
Siga o Agro Sustentarno Whatsapp
CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.
Agregar valor nunca esteve tão próximo dos cafeicultores. Nova metodologia de análise facilita a avaliação da qualidade do café e permite o treinamento de equipes dentro das propriedades.
Os cafés especiais podem ser uma forma de selecionar a totalidade ou parte da produção para um manejo mais qualificado em busca de um produto de alto valor agregado e validado de forma profissional.
Um dos desafios de apresentar um produto de qualidade a ser posto à prova social em concursos, por exemplo, é a contratação da avaliação especializada. Que pode onerar e inviabilizar os investimentos ao longo do tempo.
Pesquisadores desenvolveram uma metodologia que torna possível a avaliação da qualidade do café e não exige a presença de profissionais em métodos sensoriais descritivos.
O novo método, além de incorporar pessoas da produção no processo de avaliação, oferece menores custos e também um tempo bastante reduzido, já que não demanda Institutos de Pesquisa, Universidades etc.
Ao contrário, leva a avaliação para dentro de cooperativas, propriedades e estabelecimentos comerciais.
A descrição do procedimento de avaliação detalhado fase por fase, desde o recrutamento e seleção dos provadores, descrição dos materiais necessários, preparo das amostras e consolidação das notas dos grãos avaliados, foi consolidado em um guia.
O manual estabelece uma metodologia adaptada da Análise Descritiva Quantitativa (ADQ), que é o método Perfil Descritivo Otimizado (PDO).