Biocarvão de Eucalipto Melhora Solos de Baixa Fertilidade

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

Um estudo com o Biocarvão de Euclipto trouxe descobertas  incríveis sobre o potencial do produto em melhorar a fertilidade do solo e sua capacidade de reter água.

A pesquisa encontrou resultados animadores quanto à transformação das  características  físicas e químicas dos solos intemperizados com a aplicação do biochar.

Durante o estudo o biocarvão foi adicionado ao solo e os seguintes efeitos foram observados: - Melhoria nas condições químicas do solo; - Melhora nas condições físicas do solo; - Redução na densidade aparente; - Aumento na porosidade total; - Aumento na retenção de água;

Quando o biocarvão traz um efeito redutor na densidade do solo  está reduzindo a vulnerabilidade dele à erosão. Já que a densidade está relacionada à porosidade e compactação.

A maior porosidade permite a melhor circulação de água e outros nutrientes.  Em combinação com a argila, agente cimentante que permite a estruturação do solo, favorece a agricultura.

Outro efeito importante observado no estudo é o aumento da capacidade do solo em reter a água.  Para cada tonelada de biocarvão aplicada ao solo houve um incremento de 500 litros de água disponível por hectare.

O aumento da disponibilidade da água contribui para a  resistência do solo a períodos de estiagem, bem como pode reduzir a demanda de água em sistemas de irrigação. 

Compartilhe

Seta rabiscada

Google Notícias

Siga nossas Redes

Sublinhado rabiscado branco