Bioinsumo Brasileiro Melhora a Produtividade com Sustentabilidade
Siga o Agro Sustentarno Whatsapp
CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.
Uma tecnologia de manejo sustentável desenvolvida pela Embrapa ajuda a absorção de fósforo pelas plantas com ganhos de produtividade que chegam a 14%.
A pesquisa agropecuária brasileira avança de forma acelerada para o desenvolvimento de biotecnologias com impactos positivos na produtividade e nos ganhos financeiros com redução de químicos e valorização de soluções biológicas.
Agora foi a vez do BiomaPhos, inoculante solubilizador de fosfato, demonstrar seu potencial. Em cinco anos de estudo (desde a safra 2018/19) o produto já totaliza 10 milhões de hectares atendidos com aumento de produtividade comprovada.
Com efeitos comprovados nas lavouras de milho, soja, cana-de-açúcar e feijão, a tecnologia acumula (aproximadamente) R$ 53 milhões de reais em custos de desenvolvimento e um valor de R$ 4,2 bilhões de reais em aumento de produtividade.
Ganhos de Produtividade por hectare Observados com o BiomaPhos- Milho:ganho médio de 8,9%;- Soja:ganho médio de 7%;- Cana-de-açúcar: ganho médio de 14%;
O fósforo é um elemento essencial para o crescimento das plantas. Muitas vezes não está presente em grandes quantidades no solo, mas em outras, mesmo um estoque abundante permanece inerte, o que demanda um auxílio para aproveitá-lo.
Preenchendo esta lacuna, o inoculante atua facilitando a absorção do fósforo (P) através da atuação das bactérias solubilizadoras de fosfato. A solução é líquida e pode ser usada nas sementes ou aplicada nos sulcos da semeadura.
Considerada uma solução disruptiva, o inoculador avança no mercado brasileiro com expectativa de atingir 5 milhões de hectares na safra 2023/24. Além disso, foi registrado para uso no exterior, com participação na produção de milho dos Estados Unidos.
Países como Alemanha e Canadá, Argentina, Paraguai, Bolívia e Costa Rica já registraram o BiomaPhos, demonstrando o potencial de valor da pesquisa agropecuária brasileira e do avanço do nosso agronegócio.