Biotecnologia Reduz Tempo de Produção de Mudas de Abacaxi
Siga o Agro Sustentarno Whatsapp
CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.
Nova tecnologia de manejo conseguiu adicionar 34% de eficiência ao processo de produção de mudas de abacaxi. Além da escala de produção, os pesquisadores conseguiram desenvolver mudas mais aptas e saudáveis.
Uma pesquisa realizada pela Embrapa em conjunto com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) apresentou uma solução de manejo que adianta a produção de mudas de abacaxi, que pode revolucionar a cultura no Brasil.
A produção de mudas micropropagandas é bastante conhecido no Brasil, no entanto, a aclimatação da muda micropropaganda pode ser uma dor de cabeça para os produtores pelo tempo de preparação da muda para ser levada a campo.
O tempo de produção das mudas pode levar até um ano. A biotecnologia acelera o processo de aclimatação em até 34%, solucionando um dos gargalos enfrentados pelos abacaxicultores brasileiros.
O estudo utiliza organismos benéficos e adaptados ao microbioma dos abacaxis para entender seu impacto no desenvolvimento das mudas e sua capacidade de produzir plantas mais sadias e produtivas.
Os pesquisadores também ressaltam a capacidade desses microorganismos de realizar o controle biológico de pragas e induzir à resistência, a partir do crescimento da muda. Gerando plantas adultas mais aptas e produtivas.
O trabalho foi desenvolvido com a variedade BRS Imperial, uma das preferidas pelos consumidores pelo teor de açúcar, falta de espinhos na coroa e casca. E apreciada pelos produtores pelo excelente desempenho agronômico e resistência à fusariose.
O tempo de aclimatação foi reduzido para 120 a 135 dias, adicionando uma eficiência de até 34% no processo, que se reflete na redução de custos e aumento dos de ciclos de produção das mudas, aumentado a escala.
Com escala maior, custos reduzidos e adicionais de controle biológico de pragas a produção de abacaxi no Brasil torna-se mais eficiente e sustentável, à medida que intensifica a produção, encurta ciclos, reduz riscos e o uso de defensivos.