BRS Jacundá triplica produção de mandioca na Amazônia
Siga o Agro Sustentarno Whatsapp
CANAL GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.
A BRS Jacundá, desenvolvida pela Embrapa, é a nova aposta para o Amazonas. Resultado de mais de 20 anos de pesquisa e melhoramento genético.
Poder da Inovação
A nova cultivar promete mais de 30 mil kg/ha de raízes. Isso representa um aumento de produtividade 300% superior à média atual do estado: 10.560 kg/ha.
Produtividade Turbinada
A cor da polpa é amarela, o que atende à preferência e ao hábito dos agricultores e consumidores locais na produção da tradicional farinha de mesa e tucupi.
Polpa Amarela Local
A variedade foi selecionada por sua alta tolerância às principais pragas e doenças. Isto garante maior estabilidade na colheita e longevidade para os cultivos.
Resistência no Campo
A alta dependência de uma única variedade gerava risco de erosão genética. A Jacundá oferece diversidade e mais segurança para a principal cultura regional.
Diversificação Genética
A mandioca é crucial para a segurança alimentar e para a geração de trabalho e renda. A nova cultivar deve fortalecer a economia rural, especialmente no Médio Solimões.
Foco na Renda Familiar
A Embrapa recomenda a rotação de culturas (com gramíneas e leguminosas) para garantir a saúde do solo e evitar a degradação, promovendo a sustentabilidade.