Coleção de Bactérias Multifuncionais de Áreas Florestais é Acervo Valioso para Criar Bioinsumos
Siga o Agro Sustentarno Whatsapp
CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.
Equipe da Embrapa Floresta reúne um dos Maiores Acervos de Bactérias voltadas ao Setor Florestal. O material será base para controle biológico de pragas e melhoramento genético das florestas plantadas.
A coleção já conta com 1.023 bactérias com potencial para geração de bioinsumos. Que, por sua vez, serão desenvolvidos na forma de inoculantes e podem reduzir drasticamente a utilização de químicos na atividade florestal.
Entre as principais variedades da coleção constam:- 200 bactérias isoladas do pínus;- 90 bactérias isoladas do eucalipto;- 96 bactérias isoladas da erva-mate;- 145 bactérias isoladas da araucária.
Além das bactérias, o DNA dos isolados também é armazenado na coleção. Desta forma é possível seguir a pesquisa com bioinsumos e melhoramento genético de espécies como: pupunha, pínus, eucalipto, erva-mate e araucária.
Além do desenvolvimentode bioinsumos e melhoramento genético, a tecnologia também adiciona um valor reputacional às florestas plantadas. Com a produção de madeira comprometida com o ciclo descarbonizante desde o desenvolvimento das mudas.
Como toda solução sustentável, a coleção, que continua em evolução, tem potencial de impulsionar o desenvolvimento de plantas mais produtivas e resistentes.
O que deve reduzir custos e riscos aos produtores que, por sua vez, entregarão produtos de melhor qualidade com menor impacto ambiental.