Como a Irrigação Pode Mudar o Agro e Transformar a Produtividade do Setor?
Siga o Agro Sustentarno Whatsapp
CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.
O uso de Irrigação na agricultura, associado à inteligência artificial e recuperação de pastagens degradadas, está entre as grandes revoluções do agronegócio brasileiro, que vai entregar produtividade, competitividade e sustentabilidade.
A irrigação vai além do uso inteligente da água. Ela também ajuda a reduzir os índices de desmatamento, ao garantir a intensificação da atividade agrícola na mesma área, tornando-a mais produtiva e rentável.
Uma pesquisa da Embrapa Cerrados estima que no Brasil há 55 milhões de hectares com potencial para serem irrigados, mas apenas 9 milhões de hectares contam hoje com irrigação.
Enquanto isso, as projeções sobre a necessidade de aumentar a produção de alimentos até 2050 sugerem que 50% desse aumento deverá ocorrer no Brasil, sendo metade disso no Cerrado.
A irrigação tem o objetivo de garantir produtividade e disponibilidade dos alimentos em quantidade e qualidade para os consumidores, evitando desabastecimento e impactos econômicos, sociais e saúde pública.
As técnicas de agricultura irrigada levam fertilidade a regiões cujo regime de precipitação impede uma produção agrícola pujante. Além disso, pode contribuir para minorar o impacto das mudanças climáticas.
Desta forma a irrigação impacta de forma positiva todos os pilares da sustentabilidade, dando capilaridade a transformações sociais, ambientais e econômicas.
Já que a água leva mais fertilidade ao solo, enquanto mitiga riscos de estiagem, garantindo a produtividade e rentabilidade ao produtor, qualidade ao consumidor e prosperidade ao país.