Brasil deve ter Safra de Grãos Recorde em 2024/25, mas Risco Climático Preocupa.

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

O Avanço do Plantio da  Soja segue abaixo das Médias Históricas para o Período. No entanto, as Projeções Seguem Otimistas, com Expectativa de Safra de  Grãos Recorde em 2024/25.

Incêndios e clima seco causaram inúmeros problemas, inclusive para os produtores rurais. Segundo a Nota Técnica (CNA/Senar), entre junho e agosto, aproximadamente 2,8 milhões de hectares de propriedades rurais no Brasil foram afetados por incêndios. 

Entre as principais atividades impactadas estão a bovinocultura de corte e a cana-de açúcar, além dos impactos na qualidade do solo. Os prejuízos, estimados em R$ 14,7 bilhões de reais, foram maiores em São Paulo, Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul.

Com relação ao clima, a expectativa é de predominância da estiagem em boa parte do Brasil até a segunda semana de outubro. No entanto, o mês de novembro promete chuvas, especialmente na região central.

O progresso da safra de soja tem sido lento, entre outros fatores, por conta do calor intenso e a falta de chuvas, mesmo com o plantio iniciado mais cedo.

Avanço do Plantio de Grãos

Os produtores, que registraram quedas de produção mesmo com o aumento das áreas na safra 2023/24, estão cautelosos.

CONAB estima uma safra de 326,9 milhões de toneladas

No entanto, a CONAB estima uma safra de 326,9 milhões de toneladas de grãos para 2024/25, volume 8% maior em relação a 2023/24. Com o impulso de culturas como milho, soja e arroz.

A produção de arroz, segundo as estimativas, deve ter o maior crescimento relativo, cerca de 11% em área e 15% em volume, o que indica um aumento da produtividade, assim como deve ocorrer com a soja e o milho.

Compartilhe

Seta rabiscada

Google Notícias

Siga nossas Redes

Sublinhado rabiscado branco