Descarbonização Inspira Criação de novas Culturas Agrícolas.
O avanço da demanda por biocombustíveis alavanca a busca por cultivares de plantas melhoradas e mais eficientes na produção de etanol.
Na esteira de combustíveis descarbonizantes, a Embrapa Trigo desenvolveu novas cultivares de Triticale.
A novidade preenche mais uma lacuna para garantir a segurança de abastecimento, que seja capaz de viabilizar a troca, em grande escala, da gasolina pelo etanol, por parte dos consumidores.
O cereal representa mais uma matéria-prima para compor a oferta variada de culturas potenciais produtoras de biocombustível.
Um portfolio variado minimiza o risco de vulnerabilidade das commodities às cotações internacionais, queda na produtividade, pragas ou questões climáticas.
Melhoramento Genético do Triticale
As cultivares serão desenvolvidas com as melhores características para a produção de etanol, resistência a pragas e estresse hídrico, que o melhoramento genético oferece.
Mais do que uma cultura a ser expandida, o Triticale vai ajudar a descentralizar e escalar a produção de etanol. Com fomento do consumo, aumento de oferta e redução de preços.
Ou seja, alta produtividade, maior eficiência de custos, menos emissões, preservação do meio ambiente e mais sustentabilidade.