Inovação no campo: ILPF e SAFs superam lucros da produção tradicional

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

Estudos da Embrapa e Banco Mundial confirmam que a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são economicamente mais vantajosos.

SUSTENTABILIDADE COMPROVADA

O levantamento derruba a ideia de que preservar significa ter menos lucro. Os sistemas sustentáveis apresentaram retornos superiores aos modelos de produção mais tradicionais.

ADEUS AO MITO DA PECA

A ILPF se mostra uma tecnologia altamente competitiva. Ela reduz os custos operacionais por unidade e aumenta a produtividade, tanto na área animal quanto na agrícola.

FOCO NA ILPF

A rentabilidade dos sistemas integrados vem do aumento de produtividade, geração de renda mais diversificada e resiliência da fazenda a fenômenos climáticos extremos.

PEÇAS DO LUCRO

Os SAFs se destacam na agricultura familiar por diversificar a receita. Culturas de alto valor agregado, como açaí e cacau, garantem um fluxo de caixa mais consistente.

RENTABILIDADE SAF

Enquanto os sistemas sustentáveis cobriram os custos de produção, a pecuária extensiva, modelo tradicional, gerou apenas dois centavos de lucro a cada dólar investido.

DADOS CONTRA O EXTENSIVO

Para a expansão total, o setor precisa superar barreiras financeiras e técnicas. É crucial ter linhas de crédito rural que respeitem o ciclo mais longo de produção sustentável.

O DESAFIO É O CRÉDITO

Compartilhe

Seta rabiscada

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp