Manejo Inovador Combina Tecnologia e Plantio Antecipado para Reduzir Riscos da Safrinha

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

Os Desafios Enfrentados na Safra 2023/24 Ilustraram os Riscos do Atraso no Plantio da Soja, que Acarretam Atraso no Milho Safrinha. A Tecnologia de Manejo Inovadora do Sistema Antecipe, da Embrapa, é uma Resposta a Estes Riscos.

Uma escolha ruim do momento e tamanho da área a semear pode acarretar problemas sérios na safrinha, especialmente nas culturas de sucessão soja e milho. Pois a janela de plantio do milho é menor.

Um dos grandes problemas de atraso no plantio da soja de primeira safra é que a colheita deve atrasar e isso pode trazer alguns impactos. Mas, quem mais sofre com os atrasos é a cultura de segunda safra, no caso, o milho.

A commodity pode ter sua colheita prejudicada ou até mesmo inviabilizada, levando o produtor a decidir por não plantar, o que pode levar a um déficit de faturamento, colocando em cheque a própria sobrevivência da propriedade.

Como forma de mitigar este risco, pesquisadores da Embrapa criaram uma tecnologia de manejo para adiantar o plantio do milho safrinha em até 20 dias, combinando: - Sistema inédito de produção de grãos; - Semeadora-adubadora exclusiva; Aplicativo;

O manejo inclui o plantio do milho safrinha nas entrelinhas da soja durante a fase fenológica R4. No período da colheita, o milho será cortado juntamente com a soja, permanecendo no solo um caule que já conta com raízes.

Permitindo o crescimento das plantas no local e tempo onde, em outros sistemas, estaria sendo semeada. A tecnologia exclusiva e inovadora do Sistema Antecipe tem como principais benefícios:

- Reduzir riscos do milho safrinha; - Possibilita a ampliação de áreas cultivadas com o milho safrinha; - Antecipa em até 20 dias o plantio;

- Pode aumentar o potencial produtivo da soja e do milho safrinha, em conjunto ou separadamente; - Reduz o custo com operação de insumos;

Compartilhe

Seta rabiscada

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp