Margem Líquida da Pecuária Leiteira: Como Aumentar a Produção sem Aumentar Rebanho ou Área.
Siga o Agro Sustentarno Whatsapp
CANAL GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.
Um levantamento realizado dentro do Projeto Campo Futuro trouxe dados importantes a respeito da relação entre a margem líquida da pecuária leiteira e a rentabilidade da operação.
O relatório chama a atenção para o fato de que a margem positiva ou negativa não depende exclusivamente da receita obtida pelo produtor. Já que gastos com alimentação, mão de obra e insumos têm bastante impacto no resultado.
Ou seja, ainda que o produtor receba um valor alto pelo leite, pode ter margem negativa com reflexos na viabilidade da propriedade ao longo do tempo.
Com vontade de aumentar sua lucratividade, o produtor pode buscar a ampliar seu rebanho, ou sua área, ou os dois ao mesmo tempo. Encarecendo seus custos fixos, além do montante investido.
No entanto, segundo o estudo, com uma gestão eficiente dos índices de performance, é possível elevar a rentabilidade a partir dos recursos já disponíveis na fazenda. Valendo-se de uma interação sinérgica entre animais e pastagens expressando seu máximo potencial.
Índices de Performance destacados pelo Relatório- Produção diária por vaca;- Número de Vacas em Lactação por hectare;- Quantidade de leite produzida por hectare;- Margem líquida por hectare;
Quanto maior a produção individual de cada vaca melhor é a eficiência do uso da terra, com impacto direto na margem líquida por hectare.
Considerando a mesma quantidade de animais lactantes e a mesma área, o aumento da produção individual expressa um melhor aproveitamento nutricional e tende para uma rentabilidade maior por hectare.
A partir da produção individual é possível avaliar a escala do sistema produtivo, considerando as características da propriedade e a capacidade do rebanho de responder aos estímulos produtivos.
A capacidade da terra de suportar a produção indica se a quantidade de animais está adequada e os animais podem expressar seu máximo potencial de produção, ou se o pasto está sobrecarregado.