Pastagem Nível “Sol Pleno” em Sistemas Integrados Pecuária e Floresta.

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

Pesquisadores encontraram na área basal das árvores a resposta para o manejo ideal de pastagem em sistemas integrados pecuária e floresta. De forma a garantir uma pastagem nível “sol pleno” em áreas mais sombreadas.

O desafio de obter uma pastagem nível “Sol Pleno” em Sistemas Integrados de produção pecuária-floresta passa pela competição das plantas (árvores e pastagem) pela luz do sol, nutrientes no solo e água.

Pesquisadores da Embrapa publicaram um estudo que apresenta a área basal das árvores como ponto crucial para a eficiência na integração entre pastagem e floresta.

Além disso, o trabalho oferece insights sobre como otimizar a produção da pastagem com densidade de árvores adequada para produzir madeira, forragem e garantir bem-estar animal.

Os dados pesquisados apontam para uma relação estreita entre a produtividade da pastagem e a quantidade de luz que recebe em meio às árvores...

...bem como a área basal, que indica a densidade populacional das árvores, influencia na quantidade de luz que chega ao solo.

A dinâmica que apresentou maior eficácia entre o potencial produtivo de madeira e de pastagem exige uma área basal de 8 m2 por hectare, conforme os estudos. Respeitando esse índice, foi possível garantir uma boa performance da pastagem,  próximo de sistemas a pleno sol.

Além disso, o crescimento das árvores foi otimizado, assegurando seu impacto ambiental positivo como: conservação do solo e da biodiversidade, sequestro e armazenamento de carbono.

Compartilhe

Seta rabiscada

Veja Também:

Siga nossas Redes

Sublinhado rabiscado branco