Produção de Colméias é Modelo de Negócio para Pequenas Propriedades Rurais
Siga o Agro Sustentarno Whatsapp
CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.
A Produção de Colméias em Escala pode ser uma Alvanca para Pequenas Propriedades Aumentarem sua Rentabilidade e Expandirem seus negócios, dentro do mesmo Segmento de Mercado.
As pequenas propriedades podem ser mais rentáveis e tornar pequenas culturas mais produtivas. Isto é possível porque a polinização, que ocorre naturalmente com a integração das culturas com a biodiversidade, pode ser intensificada.
A intensificação da polinização ocorre pela colocação de colméias dentro das culturas. Esse consórcio entre abelhas e plantas impulsiona a produtividade com efeitos na sustentabilidade financeira dos produtores.
Uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa permite a produção em escala das colméias. Na prática, aumenta a capacidade de alavancar a produtividade das lavouras, além de tornar a produção de colméias em uma atividade econômica.
A inovação é voltada para a multiplicação e manejo de colônias de abelhas sem ferrão, conhecida no Brasil como mandaguari. E Permite a produção in vitro de rainhas, através da superalimentação das larvas.
São produzidas cerca de 2 mil rainhas por mês, a partir de uma única colônia. Desta forma, é possível produzir colméias em escala comercial e utilizá-las para a venda de serviços como o aluguel, para outras propriedades.
Atualmente, as colméias comerciais são de abelhas com ferrão. Mas a técnica de reprodução e manejo da meliponicultura da Embrapa mudou este cenário. Oferecendo aos produtores uma opção de manejo mais dócil.
Além de oferecer menos riscos aos produtores, oferecem maior segurança aos trabalhadores rurais. As mandaguaris são mais indicadas para uso na polinização de cultivos agrícolas como: berinjela, morango, tomate, café, maçã e melão.
As pequenas propriedades contam com a possibilidade da produção de mel como atividade comercial e aluguel de colméias como estratégia de crescimento dos negócios. Fornecendo colméias aos produtores de berinjela, morango, tomate, café, maçã e melão.
As lavouras serão mais rentáveis com a intensificação da polinização, com melhor remuneração do capital investido na terra com a renda do mel. Desta forma, os produtores podem reduzir riscos e otimizar custos.