Rotação e Sucessão de Culturas: Mais Lucro e Sustentabilidade

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

Os benefícios da rotação e sucessão de culturas são respostas às demandas de sustentabilidade, que tornaram a agricultura mais profissional.

Com a necessidade de descarbonização e uso racional de recursos naturais, os custos produtivos subiram e o agro precisou buscar soluções eficazes, para tornar o processo mais eficiente.

Por reduzir custos e ser mais eficiente a rotação e sucessão de culturas tornou-se o manejo preferido na produção agrícola brasileira, com  soja e o milho sendo a forma mais usual e rentável de produção dos grãos.

– Melhoria na Qualidade do Solo; – Menor Impacto Ambiental; – Menos Emissões dos GEE; – Maior Lucratividade; – Maior Produtividade; – Maior Escala de Inovação;

Benefícios da Rotação/Sucessão de Culturas

O  plantio direto, característico da variação cultural, aproveita o material orgânico da safra recém-colhida, que protege a terra, mantém umidade, nutrientes e evita a erosão.

Manejo melhora qualidade do solo.

Os efeitos da variação de culturas na qualdiade do solo ajudam a  reduzir o uso de máquinas e fertilizantes, reduzindo emissões de Gases do Efeito Estufa.

O Impacto Ambiental

Rotacionar e suceder culturas aumentou a produtividade e o rendimento das lavouras por hectare plantado, garantindo ao produtor a atratividade econômica da atividade.

Produtividade, Lucratividade e Sustentabilidade

Os sistemas de rotação e sucessão de culturas ainda cumprem papel fundamental na atração de investimentos. Pois oferece aos produtores compensação pelas áreas imobilizadas para fins ambientais.

Compartilhe

Seta rabiscada

Google Notícias

Siga nossas Redes

Sublinhado rabiscado branco