Satélites e IA elevam a precisão da previsão de safra no agro

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

Novo modelo da Embrapa usa imagens de satélite e Inteligência Artificial (IA) para estimar a produtividade agrícola com grande precisão.

Olhar do Satélite

A ferramenta oferece dados em tempo real, ajudando produtores a otimizar a logística, antecipar vendas e planejar a colheita com mais segurança.

Mais Planejamento

Na cultura da cana-de-açúcar, a tecnologia alcançou uma precisão impressionante de 89%. A relação direta entre biomassa e produção favoreceu o resultado.

Cana: 89% de Acerto

Mesmo sendo uma cultura mais complexa (onde o grão é o produto), a soja atingiu 71% de correlação. Um índice alto para a previsão desse tipo de lavoura.

Soja: 71% de Correlação

O desenvolvimento é da Embrapa Agricultura Digital, em parceria com a Coplacana (cana) e a empresa Bioma (soja). A inovação nasce dessa colaboração.

Quem Está na Pesquisa

O modelo apoia a sustentabilidade ao ser usado na validação de bioinsumos que promovem a resiliência das culturas, como o bioestimulante Hydratus.

Sustentabilidade Prática

Os próximos passos incluem adicionar variáveis como temperatura e solo. O objetivo é fornecer a previsão específica, detalhada e refinada para cada talhão.

O Futuro no Talhão

Compartilhe

Seta rabiscada

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp