Tecnologia de precisão identifica praga do milho e reduz perdas na lavoura

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

Nova tecnologia da Embrapa usa inteligência artificial e visão computacional para identificar a temida lagarta-do-cartucho nas plantas de milho.

IA no Milho

A lagarta-do-cartucho é uma das pragas mais agressivas, podendo comprometer até 70% da produção de milho e atacar outras culturas importantes, como soja.

Praga Causa 70% de Perda

O método minimiza a subjetividade dos sistemas tradicionais. A análise digital reduz o erro humano e aumenta a precisão, otimizando o controle de pragas na lavoura.

Foco na Precisão

O sistema integra processamento digital de imagens, aprendizado de máquina e redes neurais (CNN) para reconhecer e classificar os cinco estágios de desenvolvimento da lagarta.

Tecnologia Inovadora

A detecção precisa se alinha à sustentabilidade e à gestão de riscos. Permite a aplicação direcionada de insumos, reduzindo custos e o impacto ambiental.

Sustentabilidade e ESG

O produtor pode utilizar uma câmera fotográfica de baixo custo acoplada a implementos agrícolas para coletar as imagens da praga, facilitando o monitoramento.

Uso Simples no Campo

Os resultados confirmam que a tecnologia poderá ser embarcada em implementos e, futuramente, em drones (VANTs) para a operação em tempo real e maior cobertura do campo.

Futuro com Drones

Compartilhe

Seta rabiscada

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp