Tilápia brasileira ganha mapa para exportação e mira mercados premium

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp

CANAL GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com segurança e privacidade.

O país cresceu 161% na produção de tilápia em dez anos (2013-2023). Em 2023, foram 440 mil toneladas, 7% da produção mundial. Há grande potencial de expansão.

Brasil, 4º Produtor Global

Nos Estados Unidos, o consumo é de 460 gramas por pessoa ao ano. A tilápia é um dos peixes de carne branca mais populares e o 2º mais importado.

Cenário EUA: Consumo Forte

A oportunidade para o Brasil está no segmento de tilápia congelada, que possui demanda bem maior que a do filé fresco, onde o país tem mais presença.

Rota de Crescimento nos EUA

O consumo anual é de apenas 39 gramas por pessoa, focado em grupos étnicos. As importações europeias têm se mantido estáveis ao longo da última década.

Cenário Europa: Mercado de Nicho

Os preços da tilápia chinesa estão subindo, devido ao aumento de custos de ração e transporte, o que pode aumentar a competitividade do pescado brasileiro.

Janela de Oportunidade Europeia

A chave é apostar na boa reputação do filé fresco do Brasil. No entanto, é necessário um trabalho robusto de divulgação para desenvolver a baixa demanda atual.

Estratégia para a Europa

Produtores devem focar em: certificação internacional, otimização da logística, preços competitivos e ações de comunicação para públicos variados.

Superar os Desafios

Compartilhe

Seta rabiscada

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp