Tilápia brasileira ganha mapa para exportação e mira mercados premium
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O país cresceu 161% na produção de tilápia em dez anos (2013-2023). Em 2023, foram 440 mil toneladas, 7% da produção mundial. Há grande potencial de expansão.
Brasil, 4º Produtor Global
Nos Estados Unidos, o consumo é de 460 gramas por pessoa ao ano. A tilápia é um dos peixes de carne branca mais populares e o 2º mais importado.
Cenário EUA: Consumo Forte
A oportunidade para o Brasil está no segmento de tilápia congelada, que possui demanda bem maior que a do filé fresco, onde o país tem mais presença.
Rota de Crescimento nos EUA
O consumo anual é de apenas 39 gramas por pessoa, focado em grupos étnicos. As importações europeias têm se mantido estáveis ao longo da última década.
Cenário Europa: Mercado de Nicho
Os preços da tilápia chinesa estão subindo, devido ao aumento de custos de ração e transporte, o que pode aumentar a competitividade do pescado brasileiro.
Janela de Oportunidade Europeia
A chave é apostar na boa reputação do filé fresco do Brasil. No entanto, é necessário um trabalho robusto de divulgação para desenvolver a baixa demanda atual.
Estratégia para a Europa
Produtores devem focar em: certificação internacional, otimização da logística, preços competitivos e ações de comunicação para públicos variados.