Embrapa cria Alface Resistente a Altas Temperaturas

Os cenários de mudanças climáticas fazem parte do planejamento de inovação no Agro. As tecnologias devem contemplar possíveis cenários de temperaturas acima da média para considerar e mitigar riscos.

Mirando essa tendência, a equipe da Embrapa Hortaliças desenvolveu um experimento que pode garantir o fornecimento de alimentos em condições adversas.

O estudo demonstrou que as cultivares de alface crespa BRS Leila e BRS Mediterrânea se saíram bem em cenários com temperaturas médias de 30ºC, durante 45 dias.

Durante a pesquisa foram analisadas 11 cultivares de alface a temperaturas 5ºC acima da média. As análises simularam futuros cenários climáticos, verificando a performance das cultivares em condições difíceis.

Entre os mecanismos que ajudaram no desempenho das plantas frente à resiliência ao calor, os pesquisadores apontam o ciclo mais curto e atraso no florescimento daquelas que se destacaram.

A próxima etapa do desenvolvimento são os testes de estresse hídrico, imprescindíveis para simular condições extremas de cultivo, redução de custos e eficiência no aproveitamento de recursos naturais.

Compartilhe

Seta rabiscada

LEIA TAMBÉM

Siga nossas Redes

Sublinhado rabiscado branco