Película Comestível Reveste Alimentos e Reduz Desperdício.
Uma solução baseada na natureza é a nova tecnologia sustentável que pode ajudar o setor hortifruti a reduzir desperdício de alimentos.
O desperdício é um problema enfrentado pelo setor hortifruti, que contabiliza perdas por conta do prazo de validade dos alimentos.
O desenvolvimento de soluções voltadas às perdas do hortifruti são exemplos de boas práticas que promovem a sustentabilidade da cadeia produtiva.
À medida que mitigam os riscos e reduzem o desperdício, o que equivale a menores custos e, consequentemente, melhores preços ao consumidor.
A solução foi desenvolvida pela Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) – apoiado pela FAPESP.
A novidade é feita à base de extrato de abricó, uma fruta que apresenta em sua composição alta carga de compostos fenólicos (substâncias com efeitos antioxidantes e antimicrobianos).
A película (comestível), envolve os produtos e garante maior durabilidade e qualidade, sem riscos à saúde humana.
A solução baseada na natureza, além de oferecer vantagens à cadeia produtiva, é mais uma iniciativa de impacto do agronegócio no caminho da sustentabilidade.
Pois também abre novos mercados, como para os produtores do Norte e do Estados de Minas Gerais, regiões onde o abricó é abundante.