Bem-Estar Animal Aumenta Produtividade
Estudo da Embrapa Comprova Maior Rendimento em Sistemas que Valorizam o Bem-estar Animal e coloca a Pecuária Brasileira na Liderança do Manejo Sustentável.

Uma das grandes discussões em torno da pecuária, além das emissões de gases do efeitos estufa, é o bem-estar animal, como componente relevante da equação de consumo. Já que a rastreabilidade da cadeia produtiva torna-se, cada vez mais, influente na decisão de compra.
Desenvolvidos pela Embrapa desde os anos 80, os sistemas integrados de produção possuem diversas características que os colocam como o modelo produtivo mais promissor em termos de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade.
Sustentabilidade Integrada à Produção
O estudo mais recente, coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste, trouxe novos resultados que comprovam a eficácia destes sistemas produtivos, a partir da integração de práticas sustentáveis como alavanca de rentabilidade.
A pesquisa inovou com a análise de pastagens com termografia infravermelha em aeronaves, técnica utilizada (até então) somente em plantações. Além disso, sensores nos animais e análises microscópicas foram utilizadas para medir o impacto das árvores (florestas plantadas) na eficiência de ganho de peso dos animais.
Já é sabido dos produtores que o estresse térmico, provocado pelo calor, leva a distúrbios nutricionais e metabólicos nos animais e reduz a taxa de crescimento e ganho de peso. Esta falta de produtividade é um dos efeitos do chamado risco climático.
Conteúdo Relacionado
Mais Informação,
Menos Manchetes.
Receba diretamente em seu celular informações e atualizações do agro, através de nosso canal exclusivo de WhatsApp.

Conforto Térmico Favorece a Homeostase
Animais mais confortáveis com relação à temperatura corporal e menos expostos ao calor excessivo, têm melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, com menos visitas ao bebedouro e cocho com mistura mineral. Além disso, mantêm os níveis de pastejo (manhã e tarde), segundo o estudo.
A pesquisa concluiu que o bem-estar animal (representado no experimento pelo conforto térmico) afeta positivamente o desempenho de ganho de peso. Dentro dos Sistemas Integrados com árvores, os animais buscam as áreas sombreadas para ficarem mais confortáveis, o que favorece a homeostase.
Oportunizando os Riscos Climáticos
O estudo da Embrapa demonstra como o Brasil está oportunizando o risco climático, gerando novação e valor através de práticas sustentáveis.
Os resultados da pesquisa demonstraram que o bem-estar animal melhora a produtividade e a eficiência de custos, com menos impactos aos recursos naturais. Além do conforto dos animais, a rastreabilidade desta cadeia produtiva vai encontrar a sequestro e armazenamento de carbono nas árvores.
A integração da pecuária às florestas plantadas, que serviu de ambiente para o estudo, é um dos exemplos da integração dos pilares ambiental e social, ao aspecto econômico da sustentabilidade, com grande potencial de capilaridade.
👋 Compartilhe este conteúdo e contribua para a construção de uma pecuária mais sustentável!
Referências
NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.