Expectativas para o Setor Sucroalcooleiro na Safra 2025/26. Cenário projetado é desafiador.
Cenário previsto é desafiador para toda a cadeia produtiva, com quedas na moagem, produtividade e área colhida. Exigindo dos produtores uma gestão eficiente e focada no longo prazo.

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
O relatório do projeto Campo Futuro, uma colaboração entre a CNA, SENAR e Pecege/USP, publicou uma análise de mercado e perspectivas para o setor sucroenergético brasileiro, focando na safra 2025/26, e prevê um cenário desafiador.
As expectativas para o Setor Sucroalcooleiro na safra 2025/26 incluem uma produtividade da cana-de-açúcar afetada por condições climáticas desfavoráveis, com queda de moagem e qualidade de matéria-prima. Além disso, um aumento de custo de insumos importados e oscilação cambial são variáveis a impactar a safra.
mais Recentes
Principais Indicadores de Produção para 2025/26 (comparado a 2024/25):
Segundo o relatório do projeto Campo Futuro, moagem, produtividade e área colhida devem sofrer retração na safra 2025/26, com quedas importantes que podem afetar o resultado final da colheita e serão desafios à gestão da cadeia produtiva para compor o mix de produção.
- Moagem: estimada em 593,3 milhões de toneladas (-4,6%);
- Produtividade: espera-se uma redução para 74,62 t/ha (-4,1%);
- Área Colhida: estimada em 7,701 milhões de hectares (-2,51%).
Dados: Sistema CNA/Senar, 2025. Em relação à safra anterior.

Fonte: UNICA, CONAB, CTC e Pecege Consultoria e Projetos
Qualidade da Matéria-Prima (ATR – Açúcares Totais Recuperáveis):
O ATR total estimado é de 82,729 milhões de toneladas, que representam uma redução de 5,70% em relação à safra anterior. Para o ATR médio (kg/t) estima-se uma queda de 1,16%. Em termos gerais, a qualidade do ATR deve ser 1,6% menor.
Mix de produção estimado para a Safra 2025/26
- Açúcar: produção estimada em 39,82 milhões de toneladas (-0,88%).
- Etanol: a produção total prevista para 24 bilhões de litros (-10,17%). Sendo que o Etanol Hidratado deve totalizar 14,96 bilhões de litros (-11,37%), enquanto o Etanol Anidro deve totalizar 9,04 bilhões de litros (-8,10% em relação à safra anterior).
Principais Desafios Esperados para o Setor Sucroalcooleiro
- Alta projetada do dólar acima de R$ 5,80/US$ para 2026;
- Aumento de custos de insumos importados;
- Alta nos custos operacionais;
- Condições Climáticas Incertas com oscilações entre períodos de seca e chuvas intensas;
- Queda na produtividade agrícola por desgaste das áreas cultivadas.
Considerações Finais
Em virtude do cenário desafiador, o relatório aponta caminhos para enfrentá-lo a partir do planejamento e estratégias de longo prazo. O foco deve ser na eficiência operacional, com atenção especial aos riscos climáticos e financeiros.
Veja mais dados no relatório original “Análise de mercado e perspectivas para o setor sucroenergético – Safra 2025/26“.