🌬 Clima Extremo: El Niño em 2024 Acende Alerta na Cadeia da Soja
Entenda os Riscos Envolvidos na Permanência e Intensidade do El Niño em 2024, que Ascenderam Alerta nas Lavouras de Soja.
Permanência e Intensidade do El Niño em 2024 Acende Alerta nas Lavouras de Soja por Conta do Risco Climático
Em 2023 o El Niño provocou uma série de problemas para os produtores, especialmente no Sul (pelo excesso de chuvas) e no Centro-Oeste (pela falta de chuva). Eventos que afetaram o plantio da safra de verão e, consequentemente, podem alterar os planos para a safrinha.
No entanto, o plantio é apenas um dos riscos, já que a combinação de fatores como temperatura e umidade pode atrapalhar a performance produtiva das plantas e favorecer a disseminação de pragas, sobretudo doenças fúngicas.
Alerta Sobre a Ferrugem-Asiática
Segundo o alerta do Consórcio Antiferrugem – Parceria público-privada no combate à ferrugem asiática da soja – “O excesso de chuvas no início da safra pode acarretar problemas de tombamento e morte de plântulas em solos com baixa drenagem, enquanto a falta de chuvas pode comprometer a germinação e o desenvolvimento inicial das plantas. Uma doença que os produtores devem ficar alerta é a ferrugem-asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.“
O aparecimento precoce da doença pode exigir medidas emergenciais dos produtores e um manejo de pragas mais precoce também. Apertando o calendário (com vistas ao vazio sanitário) e pressionando os fazendeiros a escolhas difíceis, com receio dos riscos de produtividade potencialmente incontornáveis.
Estratégias de contenção da ferrugem asiática:
- Ausência da semeadura de soja;
- Eliminação de plantas voluntárias na entressafra por meio do vazio sanitário;
- Utilização de cultivares de ciclo precoce e semeaduras no início da época recomendada como estratégia de escape da doença;
- Utilização de fungicidas.
Algumas das estratégias, como a semeadura no início da época, demandam condições de clima favoráveis. No entanto, com o El Niño, o quadro que se verificou foi o atraso no plantio pela falta ou excesso de chuva. O que chama a atenção para os impactos potenciais do clima instável, com reflexos na sustentabilidade da cadeia produtiva.
Outros riscos importantes ligados aos eventos climáticos
O simples atraso da semeadura, além de colocar incertezas sobre safra e safrinha, pode interferir no controle de pragas e acarretar a explosão da doença. Trazendo, por consequência, a necessidade de uso majorado de defensivos, o que colocaria em risco a aceitação dos grãos no mercado.
O agronegócio encontra no clima um ativo imprescindível. Por isso, cada vez mais, torna-se necessário um plano de ação emergencial para efeitos extremos dos eventos climáticos. Evitando, desta forma, consequências drásticas de problemas que poderiam ter sido previstos.