Nova Tecnologia pode Reduzir a Dependência de Fertilizantes Importados
Além da Redução dos Riscos de Dependência, a Técnica de Inoculação Ajuda a Reduzir Emissões dos Gases do Efeito Estufa.

Além da Redução dos Riscos de Dependência, a Técnica de Inoculação Ajuda a Reduzir Emissões dos Gases do Efeito Estufa.
O Brasil é um dos grandes players do Agronegócio no Mundo. Porém sua relevância é na produção, ao contrário de outros países como a Rússia e a Ucrânia. Igualmente produtores de grãos, mas que se destacam na produção de insumos, como os fertilizantes hidrogenados.
Os caminhos desses países, na trilha do agronegócio, acabaram se cruzando quando a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. Os efeitos decorridos foram distintos e demonstraram a importância da gestão de risco no agro. Já que o setor sofreu um efeito positivo por conta dos novos mercados que abriu (com a falta de fornecimento pela Ucrânia), mas outro bastante negativo pois viu a produção ameaçada pela falta de fertilizantes.
Mais Recentes em “Gestão de Risco“
O Futuro da Pecuária já Começou. Edição Genética do Gado Promete Mais Eficiência e Sustentabilidade.
O uso da tecnologia CRISPR/Cas9 na edição genética do gado deve mudar a paisagem da pecuária com redução de custos e melhora na produtividade, extraindo…
Ácaro-rajado, Praga Comum no Mamão, é Encontrado em Cafezais e Preocupa Pesquisadores e Produtores.
Descoberta ocorreu em plantios consorciados no norte do Espírito Santo, onde os aracnídeos atacaram folhas jovens da espécie Coffea canephora, provocando deformações, necrose e queda…
Nova Técnica Viabiliza Fungos Para Controle Biológico de Pragas, a Menores Custos.
A produção do fungo Trichoderma pode ficar mais barata e sustentável, levando o controle biológico de pragas a outro patamar, aumentando a capilaridade do manejo…
Conflitos Militares e Econômicos Desafiam o Agro e Arriscam Segurança Alimentar.
O relatório do Fórum Econômico Mundial de 2025 destaca uma série de riscos globais que podem ter impactos significativos no agronegócio, na produção de alimentos…
Celular é usado para identificar origem e fraudes em cafés indígenas da Amazônia
Método faz parte de uma série de estudos sobre a espécie canéfora publicados internacionalmente por brasileiros e pode ser adaptado para identificar “cafés fake”…
O conflito expôs algumas fragilidades do Brasil e acendeu o alerta para a necessidade de reduzir a dependência de adubos importados. Além disso, levantou questões sobre qual a melhor maneira de solucionar o problema. Seja pela produção no Brasil ou através da substituição do manejo por outra tecnologia.
Inoculação Pode Ser Resposta à Dependência de Adubos Importados
Neste contexto, a pesquisa realizada pela Embrapa Soja durante uma década, trouxe algumas respostas interessantes. Que jogam luz a diversos problemas enfrentados pelo agronegócio brasileiro, desde a questão do risco até a importância de uma agricultura sustentável.
O respeito ao meio ambiente é uma das premissas do novo framework do agro. Por isso, as inovações que respondem a diversas questões, inclusive redução de emissões, são tão relevantes. Pois ajudam a transformar os impactos ambientais do crescimento do agronegócio em aspectos positivos. Na escala em que ajudam a reduzir emissões e manejar de forma segura os recursos naturais.
Tecnologia de inoculação desenvolvida pela Embrapa atende 3 demandas importantes simultaneamente.
A inoculação com Azospirillum brasilense apresentou um potencial de até 25% de redução da adubação de cobertura com N (nitrogênio). Embora não substitua totalmente o modelo atual, essa redução é significativa e reflete em diversos aspectos relevantes:
- Reduz Riscos ao Produtor;
- Reduz Custos ao Produtor;
- Reduz Emissões.
1 – Reduz Riscos ao Produtor
Cerca de 80% dos adubos Nitrogenados utilizados pelo Brasil são importados. Seu fornecimento foi duramente afetado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. A utilização de uma solução brasileira para compor a adubação, reduziria parte deste risco.
2 – Reduz Custos ao Produtor
A redução da dependência de adubos nitrogenados importados ajuda a reduzir riscos, o que faze com que algumas despesas sejam menores. A demanda reduzida do insumo nitrogenado, aliada aos custos menores dos insumos nacionais e do manejo da inoculação, auxiliam ainda mais na redução de custos.
3 – Reduz Emissões
Os fertilizantes nitrogenados são responsáveis, em parte, pela emissão dos GEE na agricultura. O que gera uma externalidade que pode ser reduzida com a inoculação, conforme os resultados da pesquisa conduzida pela Embrapa Soja com o Azospirillum brasilense.
O Azospirillum brasilense é uma bactéria fixadora de Nitrogênio, utilizada pela Embrapa para desenvolver a nova tecnologia de inoculação, que tem potencial para substituir, em parte o manejo com fertilizantes nitrogenados.
Potencial de redução de Emissões de GEE da Inoculação
O estudo estima redução de emissões em torno de 236 kg de CO2-equivalentes por hectare, trabalhando a adubação nitrogenada de cobertura em parceria com a inoculação. Considerando que a inocuação resolve parte do problema das emissões, podemos imaginar o efeito que traria nas propriedades que utilizam os Sistemas Integrados de Produção (ILP e ILPF).
A integração entre as culturas já pode gerar redução de emissões. Adicionado de cultivares geneticamente preparadas para um consumo menor de recursos naturais e um manejo de inoculação, cresce ainda mais o potencial de geração de valor.
Reduzir a dependência de Adubos Importados e redução de emissões são benefícios de impacto direto. Mas a geração de créditos de carbono e a descarbonização das cadeias produtivas agrícolas, podem ser beneficiadas pela contribuição desta tecnologia.
Tecnologia, Redução de Emissões e a Reputação do Agronegócio
A nova tecnologia é mais uma peça importante na engrenagem da agricultura sustentável. As soluções desenvolvidas nascem do cultivo de pesquisa e inovação, campo onde o agronegócio se tornou fértil no Brasil.
Os efeitos do novo manejo na produção, nos custos, nos preços e nas emissões também ajudam a reputação do agro brasileiro. As iniciativas sustentáveis desenvolvidas e aplicadas, juntamente com seus resultados, são os melhores argumentos de convencimento.