💡Agroenergia Brasileira é Exemplo Mundial

A Geração de Energia é um dos Gargalos da Descarbonização, Menos no Brasil. Entenda como o Agro Impulsiona Transição Energética do país.

A Geração de Energia é um dos Gargalos da Descarbonização, Menos no Brasil. Entenda como o Agro Impulsiona Transição Energética do país. Imagem: Istockphoto
Compartilhe

A Geração de Energia é um dos Gargalos da Descarbonização, Menos no Brasil.

Entenda como o Agronegócio e a agroenergia Impulsionam a Transição Energética do país.

O Imperativo da Descarbonização das Economias já é realidade.

Ao mesmo tempo que avançam as questões ESG dentro das decisões estratégicas das empresas, a sociedade volta seus olhos para o Desenvolvimento Sustentável.

O Agronegócio brasileiro, apesar de considerado um entrave à economia verde, desponta como uma das atividades mais promissoras inovações e ações com vistas à sustentabilidade.

Boas práticas de manejo aliadas ao ciclo produtivo capaz de sequestrar carbono, fixá-lo no solo, armazená-lo na biomassa ou compensar o carbono equivalente, fazem do agro uma força descarbonizante imprescindível.

Combustível Renovável é Energia Renovável

Além disso, produtos e subprodutos capazes de gerar agroenergia estão no cardápio de inovação e geração de valor do setor agropecuário. Desde a produção do etanol, biodiesel e biometano até a energia solar e eólica, o agro oferece e aplica iniciativas sustentáveis em sua produção.

As soluções tecnológicas como os Biodigestores desenvolvidos pela Embrapa atendem demandas energéticas sustentáveis de pequenas propriedades. Ao mesmo tempo, a agroindústria dá sua contribuição na produção e no consumo de agroenergia.

A John Deere apresentou maquinário agrícola movido a etanol, e a Amaggi anunciou a compra de uma frota de caminhões movida a biodiesel, o que demonstra a extensão do impacto potencial da transição energética, a partir do agronegócio.

Impacto e capilaridade de Iniciativas sustentáveis

🌬 O Agro é o Grande Impulso no Desenvolvimento Sustentável, entre outros fatores, pela grande capilaridade que é capaz de oferecer à sustentabilidade.


Referências

Revista Globo Rural

Compartilhe

Leia Também