Novas Cultivares BRS 700FL B3RF e BRS 800 B3RF Prometem Revolucionar Produção de Algodão.

O desenvolvimento de novas cultivares de algodão, com foco em mercados de maior valor agregado, promete reduzir importações do algodão egípcio e vem contribuir para o crescimento das lavouras brasileiras.

Novas Cultivares BRS 700FL B3RF e BRS 800 B3RF Prometem Revolucionar Produção de Algodão.
Compartilhe

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.

As cultivares de Algodão BRS 700FL B3RF e BRS 800 B3RF são inovações que prometem alavancar a produção de algodão de maior valor agregado no Brasil, como o algodão egípcio e o Pima, além de trazer alta produtividadde e sustentabilidade à cadeia produtiva.

A produção de algodão no Brasil tem crescido bastante ao longo dos anos. Para termos uma ideia, de 2015 a 2024, as lavouras da fibra cresceram 136%, saindo de 7,20 milhões (7% do total mundial) para 17 milhões de fardos de 480lb (14% da produção mundial), segundo os dados da USDA, 2024.

Essa escalada de produção torna a cadeia produtiva mais atrativa a investimentos e atrai um mercado fornecedor de tecnologia e inovação, além de suprir parte da demanda interna pela fibra, reduzindo riscos, custos e ajudando no superávit da balança comercial.

Cultivares de Algodão BRS 700FL B3RF e BRS 800 B3RF: Produtividade e Valor Agregado

As variedades BRS 700FL B3RF e BRS 800 B3RF, desenvolvidas em uma parceria entre Embrapa e a Lyntera, prometem a produção de fibras de alta qualidade com sustentabilidade e redução de custos, para suprir a demanda interna de fibras e contribuir com o avanço das lavouras algodoeiras no Brasil.

Adaptáveis a diversas localidades e ciclos de cultivo, ambas variedades possuem tecnologia contra lagartas e tolerância a herbicidas, diminuindo a necessidade de aplicações de defensivos. Reduzindo os custos operacionais e garantindo qualidade de vida no trabalho aos operadores.

Principais Características da BRS 700FL B3RF
  • Fibras de algodão de alta qualidade (fibra longa);
  • Maior valor agregado, voltado ao mercado de luxo;
  • Pode reduzir importações de algodão egípcio ou pima;
  • Alta produtividade.
Principais Características da BRS 800FL B3RF
  • Sanidade e resistência a múltiplas doenças e pragas como ramulária e nematoide de galhas;
  • Precocidade e Flexibilidade;
  • Alta produtividade.

Veja mais informações sobre as características técnicas de cada cultivar e as informações sobre comercialização no artigo original: Brasil desenvolve cultivares de algodão com fibra longa e resistência a doenças.

Considerações Finais

O aumento da produção, redução das importações e abastecimento do mercado interno são ingredientes de uma cadeia produtiva mais sustentável, que tende a abrir novas vagas de emprego, gerar mais renda, reduzir custos e valorizar o dinheiro do consumidor.

Além disso, ajuda a manter o superávit na balança comercial, abrindo espaço para a importação de produtos onde o Brasil não é eficiente em produzir, enquanto reduz o envio de commodities (baixo valor), nas quais somos capazes de ser protagonistas da produção à manufatura.

Em benefício do mercado interno brasileiro, o desenvolvimento de novas tecnologias, como as cultivares de Algodão BRS 700FL B3RF e BRS 800 B3RF, têm impacto direto no mercado de bens de consumo com a ampliação de oferta em quantidade e variedade de fibras, do menor ao maior valor agregado.

Compartilhe