Novas Cultivares de Soja do Centro-Oeste são resistentes à lagartas, tolerantes ao Glifosato e mais produtivas.

As variedades de soja BRS 1075IPRO e BRS 774RR são novidades que devem aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção no Centro-oeste, além de oferecer versatilidade no manejo e semeadura.

Novas Cultivares de Soja do Centro-Oeste são resistentes à lagartas, tolerantes ao Glifosato e mais produtivas. A BRS 774RR tem como diferencial a possibilidade de permitir ampla janela de semeadura e estabilidade na região de adaptação - Foto: Lebna Landgraf
Compartilhe

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.

A Embrapa lançou duas novas cultivares de soja, em 2025, com indicação para o Centro-Oeste, região considerada o celeiro do Brasil. Os Estados da região são responsáveis por grande parte da produção de milho e soja, os dois grãos mais importantes do agro brasileiro.

As variedades BRS 1075IPRO e BRS 774RR apresentam, como caracteristicas principais, a resistência a pragas, tolerância ao Glifosato e maior produtividade. Em termos de produtividade, os ganhos chegam a 7% e 4,2%, respectivamente.

Ao longo dos anos, a produção da soja brasileira cresceu 665%, bastante impulsionada pela produtividade crescente. Para termos ideia, entre 1990 e 2023 a produtividade praticamente dobrou, saindo de 1.732 kg/ha para 3.423 kg/ha, graças ao investimento em pesquisa agropecuária e o melhoramento da soja.

BRS 1075IPRO

A cultivar utiliza a tecnologia “Intacta RR2PRO”, que combina a tolerância ao herbicida Glifosato e a proteção contra lagartas. Veja as principais características dessa cultivar:

  • Tolerância ao herbicida glifosato;
  • Resistência a algumas lagartas, entre elas a Anticarsia gemmatalis e a Chrysodeixis includens;
  • Alto potencial produtivo, com rendimentos acima de 7%;
  • Alta estabilidade produtiva e boa resistência ao acamamento;
  • Permite o plantio antecipado;
  • Pode ser utilizada em sistemas de rotação ou sucessão de culturas.

A BRS 1075IPRO também apresenta resistência a doenças da soja como: cancro da haste, pústula bacteriana, vírus da necrose da haste e podridão radicular de Phytophthora. Além disso, apresenta resistência moderada à mancha olho-de-rã.

BRS 774RR

Pode ser usada como parte das áreas de refúgio em lavouras que utilizam cultivares com as tecnologias Intacta IPRO e Intacta2 Xtend. Veja as principais características da cultivar:

  • Resistência ao herbicida Glifosato;
  • Produtividade 4,2% maior;
  • Excelente arquitetura de planta e estabilidade de produção;
  • Vocação para plantio antecipado em áreas de alta fertilidade;
  • Ampla janela de semeadura.

A BRS 774RR apresenta resistência a diversas doenças da soja como: cancro da haste, podridão parda da haste, podridão radicular de Phytophthora e ao Nematoide de cisto (Raça 3). Além disso, resistência moderada à pústula-bacteriana, mancha olho-de-rã e ao nematoide de galha Meloidogyne javanica.

Compartilhe