Diárias do Cepea/Esalq USP: 28 de novembro de 2025
Umidade favorece citros, mas clima extremo preocupa; ovos caem com menor diferença entre branco/vermelho e avicultor perde poder de compra.

Citros/Laranja
As chuvas de novembro elevaram a umidade no cinturão citrícola (SP/MG), favorecendo a safra. Contudo, pesquisadores do Cepea indicam que, em muitos municípios, as precipitações vieram com fortes ventos e granizo, resultando em desfolhamento e queda de frutos e flores, o que afeta a colheita 2025/26 e o desenvolvimento da 2026/27. A frequência desses eventos climáticos intensos preocupa produtores.
Ovos
O menor ritmo de vendas desde a primeira quinzena de novembro tem pressionado as cotações, e a diferença de preços entre ovos brancos e vermelhos tem diminuído. Em Santa Maria de Jetibá (ES), a diferença caiu quase 30% de Outubro para a parcial de Novembro, atingindo a terceira menor diferença mensal da série histórica do Cepea na região, iniciada em 2019.
Carne de Frango
Após o recorde de relação de troca frente ao farelo de soja em Outubro, o avicultor paulista viu seu poder de compra cair em Novembro frente ao farelo e ao milho. O frango vivo recuou 2,6% na parcial do mês (R$ 6,10/kg), enquanto o farelo de soja subiu 5,3%. A relação de troca ficou em 3,54 kg de farelo por 1 kg de frango (-7,6% ante Outubro), mas o poder de compra segue favorável, 7,3% acima da média real do ano.
Notícias Recentes
Mais Informação, menos manchetes.
Receba novidades e informações do agro diretamente em seu celular, através de nosso canal exclusivo de WhatsApp.

Referências:
NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.
