Edição Genômica dos Peixes
Projeto de Edição Genômica dos Peixes pela Tecnologia CRISPR/Cas9 promete deslanchar a cadeia produtiva do pescado no Brasil.

Edição Genômica dos Peixes Tropicais é Projeto Inovador da Embrapa
Entre os grandes desafios da segurança alimentar da população, está o desenvolvimento da aquicultura nacional. Os peixes são uma grande fonte de proteína saudável. Porém, em termos de preço, não são competitivos como o frango e o porco.
O pescado demanda uma grande quantidade de água e possui um manejo bastante delicado tanto para a criação quanto para o processamento. Exigindo o uso racional e eficiente dos recursos naturais e manejo rápido a baixas temperaturas, para garantir o frescor do alimento. O que torna mais difícil ver a cadeia produtiva deslanchar.
A Edição Genômica pode Alavancar a Produção e o Consumo do Pescado no Brasil.
Porém, o desenvolvimento do estudo da tecnologia CRISPR/Cas9 para melhoramento dos peixes, pode trazer resultados expressivos para a produtividade. Com a edição genômica dos peixes, os melhoramentos devem incluir uma série de vantagens que deixam o manejo dos peixes mais eficiente, seguro e fácil.
Tecnologia CRISPR/Cas9 na gestão de Riscos
Como estes animais já oferecem uma renovação de geração bastante rápida, devido a suas características naturais de alta fertilidade e fecundidade, o melhoramento pode se aprofundar em gargalos como a resistência a nematóides, durante a fase de alevinagem.
Além da fase de alevinagem, existem outras etapas da criação que exigem cuidados especiais com agentes patógenos. Neste caso, a edição genômica dos peixes pode trazer um grande auxílio ao produtor. Pois a resistência a determinados agentes facilita o manejo e reduz custos.
Mais Recentes em: Peixes
-
Descoberta nova espécie de bagre no bioma amazônico.
-
Produção de Alevinos no Brasil: Tilápia é a preferida pelo potencial comercial.
-
Produção de Tilápia no Brasil: R$ 6 bilhões de reais em 2024, com Paraná na liderança.
-
Produção de Traíra no Brasil: Paraná se Destaca na Produção e Rio Grande do Sul no Valor.
-
Avaliação por inteligência artificial indica nível de estresse de peixe amazônico cultivado.
Além disso, é preciso olhar para os sistemas produtivos que sofrem com os dejetos dos peixes, especialmente o manejo do confinamento. A gestão de riscos sanitários deve fazer parte das mudanças esperadas para uma produção mais segura dos animais. Seja com peixes modificados para performance no confinamento, ou mais eficientes fora dele.
Efeitos desejados pela melhoria genética nos peixes
As melhorias genéticas nos peixes devem deixar a atividade mais atrativa ao produtores. Devido ao aumento da lucratividade e escala de produção, à medida que amplia o mercado do pescado. Essas mudanças entregarão ao consumidor um produto mais barato, mais seguro e de melhor qualidade.
Referência
Projeto Embrapa Pesca e Aquicultura
NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.