🌱 Cultivares de Soja Abrem Portas à Nova Embrapa
Novas Cultivares de Soja Trazem Produtividade, Sustentabilidade e Ativam Visão de Longo Prazo da Embrapa. Ententa a Nova Fase da Empresa.

Novas Cultivares de Soja Trazem Produtividade, Sustentabilidade e Ativam Visão de Longo Prazo da Embrapa
A Embrapa Soja, em parceria com a Fundação Meridional, Lança Novas Cultivares de Soja com Destaque Para Produtividade, Resistência e Encurtamento de Ciclo. As novidades BRS 1056IPRO e BRS 1064IPRO possuem características parecidas e atendem diversas regiões:
A BRS 1056IPRO tem como pontos fortes:
- Alta performance produtiva;
- Boa janela de semeadura;
- Bom desempenho na abertura de plantio;
- Estabilidade de produção;
- Resistência ao acamamento, Podridão Parda da Haste e Podridão Radicular de Fitóftora;
- Boa adaptação a regiões acima de 700 metros de altitude;
- Tolerância ao herbicida glifosato.
A BRS 1064IPRO tem como pontos fortes:
- Alta performance produtiva;
- Boa janela de semeadura;
- Bom desempenho na abertura de plantio;
- Atende regiões regiões produtoras dos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, Centro-Norte de Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás.
- Resistência de campo à Podridão Radicular de Fitóftora, Nematoide de Galhas e Cisto e ao acamamento;
- Boa adaptação a regiões abaixo de 600 metros de altitude;
- Tolerância ao herbicida glifosato.
As características de produtividade acompanham uma tendência de inovação rumo ao desenvolvimento sustentável. Pois, além de privilegiarem a adaptação a diferentes altitudes para maior produtividade, buscam maior eficiência no controle de pragas, o que reduz a necessidade de utilização de defensivos.
A redução de uso de defensivos contribui para a qualidade e sanidade dos grãos, e representa o início de mudança nas práticas de manejo que, ao longo do tempo, podem favorecer o surgimento de pragas resistentes, pelo uso ostensivo dos mesmos princípios ativos.
Mais Recentes em “Controle de Pragas”
Vespas em lavouras na Amazônia contribuem para controle natural de pragas.
Pesquisa da UFSCar em andamento identifica espécies e compara ocorrência na mata nativa e em plantações no interior do Estado do Amazonas. Dados sobre função…
Trabalho Conjunto Une Poder Público, Entidades Setoriais e Setor produtivo na Luta Contra o Greening.
A união dos esforços de governos (nacional e regional) com a Fundecitrus e os produtores é um avanço no controle do greening e envolve controle…
Nova geração de tilápias geneticamente resistentes a bactéria letal já é realidade e promete pescado
Melhoramento genético aumenta a resistência do peixe à franciselose, doença que tem causado grandes prejuízos à piscicultura brasileira….
Ácaro-rajado, Praga Comum no Mamão, é Encontrado em Cafezais e Preocupa Pesquisadores e Produtores.
Descoberta ocorreu em plantios consorciados no norte do Espírito Santo, onde os aracnídeos atacaram folhas jovens da espécie Coffea canephora, provocando deformações, necrose e queda…
Nova Técnica Viabiliza Fungos Para Controle Biológico de Pragas, a Menores Custos.
A produção do fungo Trichoderma pode ficar mais barata e sustentável, levando o controle biológico de pragas a outro patamar, aumentando a capilaridade do manejo…
Novo Posicionamento e Visão de Longo Prazo da Embrapa
As novas cultivares de Soja destacam-se por apresentar ótimo potencial produtivo, sanidade, resistência ao glifosato e outras características que influenciam positivamente a produtividade. Mas também ativam a nova estratégia da Embrapa, para acesso a mercados e posicionamento de produtos da segundo a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja, Carina Gomes Rufino.
Execução de Plano de Negócios Inclui Captura de Valor com Inovações
O Plano de negócios 2020 e Estratégia 2020-2024, publicado pela empresa em 2020, previa, entre outras ações, identificar oportunidades de estabelecer novos negócios e capturar valor sobre produtos, processos e serviços desenvolvidos pela empresa.
A Embrapa, referência em pesquisa agropecuária, possui um grande portfolio de inovações à espera de parcerias comerciais, e busca novos caminhos para escalar a produção junto a cooperativas, grandes empresas de sementes e revendas agrícolas.