🌱 Pragas Resistentes a Herbicidas Desafiam Sustentabilidade

Plantas Daninhas Resistentes já Estão Presentes em 60% das Áreas Plantadas, Com Tendência de Alta, afirmam Especialistas.

Plantas Daninhas Resistentes já Estão Presentes em 60% das Áreas Plantadas, Com Tendência de Alta, afirmam Especialistas. Imagem: istockphoto

Plantas Daninhas Resistentes já Estão Presentes em 60% das Áreas Plantadas, Com Tendência de Alta, afirmam Especialistas.

O desenvolvimento de resistência aos herbicidas enseja mudanças no manejo, pois o uso prolongado das formulações pode favorecer o desenvolvimento de plantas daninhas mais resistentes, no longo prazo, com efeitos potencialmente graves na produtividade e, por consequência, na viabilidade da atividade com riscos imensos à sustentabilidade das cadeias produtivas e de insumos.

Resistência de Plantas a Herbicidas Demanda Monitoramento

Por isso, o mapeamento das ocorrências é fundamental para o desenvolvimento de soluções alternativas e inovações, de forma a manter produtividade, qualidade e sanidade dos produtos. Assim como a informação sobre boas práticas de manejo de pragas devem ser constantemente atualizadas aos produtores.

Melhoramento Genético é Alternativa Viável

Segundo informado em AgFeed, a Bayer já trabalha na quarta geração de soja transgênica para conter o avanço das plantas daninhas resistentes. A empresa estima que até 2030 a presença de plantas daninhas diversas, resistentes aos princípios ativos como o Glifosato, ultrapasse 65% da área plantada.

O melhoramento genético de plantas é uma alternativa viável, mas exige manejo específico. Como por exemplo, a manutenção de uma população de plantas daninhas não-resistentes aos herbicidas, de modo que elas tenham variedade genética na reprodução, para minorar o risco da manifestação de um gene recessivo que introduza uma alta resistência, difícil de conter.


Referências

AGFeed

Posts Similares