Pontos de Contato e as Estratégias de Marketing no Agronegócio

Os Pontos de Contato de Marca são conceitos de Branding fundamentais e sua influência é decisiva na estratégia de Branding, assim como na geração de valor para o agronegócio.

Imagem: istockphoto.com

Uma influência decisiva na estratégia de Branding, assim como na geração de valor para o agronegócio.

O agronegócio, como outros setores da economia, movimenta uma cadeia produtiva que, por sua vez, movimenta uma cadeia de geração de valor. Porém outros setores já se beneficiam dos conteúdos de marca e campanhas de branding para melhorar sua imagem, agregar valor aos produtos e consolidar a reputação das marcas.

Campanhas de Branding são aquelas em que o foco é a divulgação da marca. Dentro de um planejamento de marketing, podem preceder alguma grande promoção, lançamento de uma nova linha de produtos ou para divulgar uma nova linha de comunicação. São ações que demonstram o posicionamento e os valores da marca, basicamente.

Valor agregado é todo benefício, tangível ou intangível, que é adicionado a um produto ou marca, que melhora a percepção do consumidor e melhora a margem de lucro.

O agronegócio ainda engatinha no marketing, mas pode colher bons frutos se olhar com carinho para esta área. Uma pesquisa da Forbes, publicada recentemente, trouxe um panorama dos salários e demandas profissionais para o agronegócio. O departamento de marketing, infelizmente, não é uma área em franca expansão no setor.

No entanto, um pouco de conhecimento a respeito de conceitos de Branding, pode ajudar a fomentar o interesse do agronegócio pelo marketing, como parte do processo de geração de valor. Além disso, é através do marketing que o agro vai, não somente melhorar suas vendas, mas impulsionar a informação sobre os impactos positivos do crescimento da atividade na vida das pessoas.

Além das iniciativas sustentáveis já realizadas pelo agronegócio, tema tão sensível e importante para as novas gerações, os pontos de contato de marca são os locais ideais para oferecer informações sobre os desafios já vencidos pelo agro moderno brasileiro, melhorando a reputação e a rentabilidade do setor.

O Que São Pontos de Contato da Marca?

Os pontos de contato ou touch points são todos e quaisquer momentos em que clientes, leads ou público-alvo têm contato com a marca. Seja através de um anúncio, um texto, um filme ou outra maneira de comunicação.

Como os Pontos de Contato Influenciam nas Estratégias de Marketing?

Quando uma marca inicia sua jornada pelos consumidores, ela divide seu público-alvo em fases. Aqueles que já são clientes, por exemplo, demandam uma comunicação diferente. Os que não são clientes, demandam estratégias específicas. Mas os mesmos pontos de contato podem ter efeitos nos públicos nos momentos diferentes da jornada.

No caso dos produtos do agronegócio, uma simples etiqueta colada na fruta, é um ponto de contato. Imagine que esta etiqueta contenha um QR Core, que abre um site (novo ponto de contato), onde o consumidor terá todas as informações relevantes que garantem a procedência e a qualidade do alimento que eles têm em mãos.

Isso pode influenciar quem não é cliente a se tornar um. Mas também pode incentivar os clientes a compartilhar a informação e advogarem pela marca. Essas mesmas etiquetas podem auxiliar a marca na geração de valor, durante uma estratégia de posicionamento. Convidando os consumidores a conhecer novas linhas e incentivando-os a consumir também os conteúdos de marca.

Entender como os touch points podem ser utilizados ajuda a otimizar as ações do plano de marketing.

Apesar de demandarem mensagens diferentes e linguagens específicas, cada um dos pontos de contato deve manter a mesma linha de comunicação. O reconhecimento da marca em cada material deve ser possível. Seja pela representação gráfica ou através de um slogan, por exemplo.  Essa comunicação integrada é indispensável para que o cliente seja envolvido no conceito e possa compreender os valores da marca.

À medida que o consumidor toma contato com a comunicação da marca a cada ponto, ele deve manter em mente a relação intrínseca entre cada material com o qual ele interage. Isso resume a importância de as marcas estarem atentas e dedicadas a manter a identidade de marca em cada touch point para não dispersar e perder esforços. Uma vez que a conquista do cliente é uma jornada e cada contato é uma etapa vencida.

As estratégias de marketing do agronegócio precisam estar alinhadas durante todo o caminho do produto.

O agronegócio possui diversas vias dentro da mesma cadeia produtiva. Por isso os pontos de contato devem ser conhecidos, para que a estratégia de marketing seja eficaz. Pois os consumidores podem ser outras empresas e os representantes devem ter as informações técnicas à mão, ou clientes finais que precisam de informação sobre qualidade e segurança para consumir. Essas informações podem ser oferecidas em um ponto de contato seja na embalagem ou em algum material de venda.

Ao mesmo tempo, estratégias de melhoria da imagem da cadeia produtiva como um todo, devem estar alinhadas. Por isso o conceito de pontos de contato é tão relevante. Pois muitas empresas ou produtores talvez nem tenham ideia da importância de um trabalho de marca em cada etapa da produção. Menos ainda em como explorar as boas práticas na comunicação como forma de gerar valor para o negócio e a cadeia produtiva.

Produtores podem alavancar sua reputação com uma boa estratégia de marketing

Imagine o produtor de leite que entrega 60% de sua produção para uma cooperativa, os outros 40% utiliza para a produção de derivados do leite. A propriedade possui geração de energia solar, adota o manejo racional do gado leiteiro e ordenha mecânica. Dentro do processo produtivo já existem bons argumentos de venda como: bem-estar animal, energia limpa e segurança sanitária e controle de qualidade.

Essas informações, por exemplo, podem ser utilizadas para alavancar a reputação do produtor e agregar valor ao produto, melhorando suas margens de lucro. Isso deve ser feito através dos materiais de divulgação da marca e seus canais próprios, por exemplo, que são os pontos de contato.

Seja através de um banner no ponto de venda ou na entrada da propriedade através de uma placa. Seja através de um site ou perfil nas redes sociais, é muito importante que os produtores do agronegócio tenham em mente a importância dos conceitos de branding. Especialmente aqueles que acreditam estar distantes das necessidades de marketing.

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