🍖 Reduzir Riscos na Exportação de Proteína Animal: Mercado Interno é Chave
Entenda como o Fortalecimento do Mercado Interno Brasileiro Deve Auxiliar na Redução de Riscos da Exportação de Proteína Animal.
Entenda como o Fortalecimento do Mercado Interno Brasileiro Deve Auxiliar na Redução de Riscos da Exportação de Proteína Animal.
O Webinar “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado de carnes (Boi)“, promovido pela FAESC em parceria com a Safras & Mercado, ofereceu um panorama do mercado de carnes e a Importância do Brasil.
A iniciativa posicionou o Brasil no mercado de carnes internacional, o que ajuda a entender como o fortalecimento do mercado interno pode ser peça chave para mitigar os riscos das exportações de proteína animal do agro brasileiro.
Posição do Brasil nas Exportações de Proteína Animal
Líder global em embarques de carne bovina e de frango, o país está em vias de se tornar o terceiro principal exportador de carne suína. No entanto, o destino de grande parte deste volume embarcado é a China.
O que coloca o Brasil numa posição arriscada, caso haja redução no ritmo das importações, ou a China amplie sua capacidade produtiva. Neste contexto, a boa notícia é a consolidação do mercado regional.
O fortalecimento do mercado interno brasileiro reduz o risco das exportações. Pois um mercado consumidor forte ajuda a tornar a atividade mais atrativa. Uma demanda interna aquecida deve incentivar a adequação dos produtores para maior eficiência.
O Fortalecimento Mercado Interno Deve Trazer Maior Eficiência à Produção
O investimento em Inovação e melhoria de processos e manejo torna-se fundamental para aumentar a produtividade, sem abrir mão da qualidade. Além disso, menores custos de produção e mais eficiência, podem representar menores preços aos consumidores.
Mais Recentes em “Proteína Animal“
Embrapa Pode Ter Solução Viável para Principal Doença dos Caprinos
🐐 Pesquisa da Embrapa Revela que Extratos Vegetais Podem Ajudar no Combate à Artrite Encefalite Caprina (CAE)….
Especialmente a proteína bovina (de alto valor agregado) deve ser beneficiada pelo fortalecimento do mercado interno. Com o investimento em eficiência para reduzir o ciclo produtivo, os custos e o risco diminuem, fazendo com que o produto esteja menos exposto à elasticidade da demanda.
Riscos de Exportação Reduzidos e Maior Oferta aos Consumidores
Com demanda interna consolidada e maior rentabilidade ao produtor, os riscos de exportação são reduzidos, já que, além da demanda externa variável, pode haver alteração nos preços internacionais. Assim, o produtor brasileiro tem alternativa para escoar sua produção onde for mais vantajoso.
Para os consumidores, o enriquecimento da dieta pode trazer benefícios à saúde e qualidade de vida. O que vem ao encontro do tema abordado em uma live realizada pelo Sistema CNA Senar, sobre a importância da proteína animal no equilíbrio nutricional humano.