HomeAgronegócio Relatório de Grãos USDA: 14 de novembro de 2025

Relatório de Grãos USDA: 14 de novembro de 2025

Exportação de arroz tailandês em baixa; produção de milho estável; produção de leite na Ucrânia continua em declínio.

Imagem: Istockphoto.com
Promo Amazon

Arroz (Tailândia/Vietnã)

As exportações tailandesas de arroz mantiveram o declínio em Outubro, com o volume acumulado no ano abaixo do nível anterior, impactado pela persistência dos desafios logísticos. O progresso da colheita principal para 2025/26 segue conforme o planejado, com rendimentos estáveis, apoiado por condições hídricas aprimoradas e monções favoráveis.

A previsão é de queda acentuada nas exportações tailandesas de arroz em 2025/26 devido à forte concorrência global. No Vietnã, preços mais baixos e demanda reduzida levaram à revisão para baixo nas exportações, apesar da ajuda da importação de arroz em casca cambojano.

Milho e Insumos de Ração (Tailândia/Vietnã)

A produção doméstica de milho na Tailândia para 2025/26 é projetada como estável, com importações e alternativas de ração atendendo à crescente demanda, enquanto os controles regulatórios mantêm os preços domésticos altos.

O governo tailandês planeja impor requisitos ambientais adicionais para importações de milho em 2026. No Vietnã, as previsões de demanda por ração foram revisadas para baixo, reflexo de um crescimento aquém do esperado na demanda por ração animal e o aumento nas exportações de ingredientes locais de ração.

Leite e Derivados (Ucrânia)

A previsão para 2026 indica uma nova queda na produção total de leite fluido da Ucrânia, resultado da diminuição do inventário de vacas, desafios na produção industrial ligados à guerra e à ineficiência da produção doméstica.

O consumo de laticínios deve crescer de forma insignificante, com a renda disponível crescente sendo mitigada pela saída populacional. As importações de queijo seguirão fortes, tendo a União Europeia como principal fornecedor. O risco principal reside nos ataques à infraestrutura e na mobilização de trabalhadores, afetando produtores e processadores.

Notícias Recentes

Mais Informação, menos manchetes.

Receba novidades e informações do agro diretamente em seu celular, através de nosso canal exclusivo de WhatsApp.

Referências:

USDA

Compartilhe

NEWSLETTER


Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.